homem cuidando dos seus cultivos e plantas dentro de uma estufa
BLOG Varanda e Jardim

Cuidados com as plantas e cultivos durante o Inverno

Com a chegada do inverno, assim como nós seres humanos, as plantas e os cultivos também sentem com as mudanças climáticas. Por essa razão, é necessário manter uma atenção redobrada e alguns cuidados específicos para poder mantê-las saudáveis. Isto porque, durante o Inverno a falta de sol, os ventos fortes assim como as chuvas intensas podem prejudicar e influenciar o crescimento, desenvolvimento e a reprodução das plantas. Desta forma, em Aosom.pt elaborámos este post com algumas dicas de cuidados que as plantas e cultivos requerem para esses dias mais frios que já estão aqui.

Como o frio afeta as plantas e cultivos?

Primeiramente, é importante lembrar que cada espécie difere da outra, desta forma a maneira que cada uma será afetada será diferente. Normalmente as plantas mediterrâneas toleram uma temperatura que varia entre 10ºC e 12ºC. Por outro lado, as plantas tropicais são toleram temperaturas entre 20ºC a 22ºC. Já em relação aos cultivos, durante essas épocas mais frias do ano, recomendam-se cultivos, mais adaptados ao frio, como, por exemplo, o alho.

  • As baixas temperaturas, entre 2 e 5 graus, podem paralisar o processo de desenvolvimento das plantas. Quando a temperatura está a baixo de zero, pode interromper o metabolismo, consequentemente fazendo com que a planta perca o seu potencial produtivo.
  • Todos sabemos o quanto a iluminação solar é importante para as plantas. Mas durante os meses de inverno, o sol aparece poucas horas por dia, afetando desta forma o desenvolvimento, que passa a ser mais lento durante esses meses.
  • Com as baixas temperaturas, também temos os fortes ventos que faz com que a temperatura sentida pelas plantas seja inferior à temperatura ambiente.
  • Com as quedas das temperaturas, aparecem a famosa geada. Em outras palavras é uma película fina de gelo que se acumula na superfície das plantas. O que a simples vista, pode parecer uma imagem muito bonita, este fenómeno é bastante prejudicial para as plantas. Isto porque, está pequena camada de gelo que se acumula nas plantas, faz com que os raios solares tenha os seus efeitos amplificados, queimando a sua superfície. 
planta com neve na superfície

4 Dicas de como cuidar das plantas e cultivos durante o Inverno

Se a sua casa está repleta de plantas, ou até mesmo a sua varanda e o seu jardim, é importante assegurar-se que estas continuarão saudáveis até mesmo nessa época mais fria do ano. Como já mencionamos a cima, o frio pode afetar as plantas de maneira negativa, então se tiver vasos de plantas do lado de fora, sempre que possível coloque-os dentro de casa. E fique atento as 4 dicas que daremos a seguir para cuidar das suas plantas e cultivos durante o Inverno.

1. Regar menos

Durante o verão regamos as plantas com uma maior frequência e durante o inverno esse processo acontece ao contrário. Nessa época do ano, o sol é mais fraco e aparece poucas horas por dia, quando regamos muito as plantas a água demora para evaporar e o solo fica húmido durante bastante tempo. O que é muito prejudicial para as plantas, pois essa humidade pode fazer com que as raízes apodreçam e acabem matando as plantas.

Outro fator que também deve ser considerado é a hora que acontece essas regas. Recomenda-se regar as plantas durante o período da manhã, desta forma, a planta terá o dia todo para absorver todos os nutrientes necessários e evaporar o restante da água. Desta forma, protege a sua planta do aparecimento de fungos ou pragas.

E lembre-se regue o solo e não as folhas.

pessoa regando as plantas

2. Certifique-se que receba a quantidade de luz necessária

Nessa época do ano as horas de luz durante o dia são menores, assim que o recomendável é olhar onde estão as suas plantas de interior. Coloque as plantas em um lugar que receba a maior quantidade de luz solar possível. Por outro lado, não coloque as plantas perto de aquecedores, a oscilação da temperatura e o calor que torna o ar ainda mais seco é prejudicial às plantas.

Mas lembre-se que tudo vai depender das espécies de plantas que tem em casa. Algumas não necessitam tanta quantidade de luz e conseguem sobreviver bem na sombra, como no caso do lírio da paz. Mas outras como os bonsais necessitam bastante luminosidade para poder crescer e sobreviver.

vasos de plantas tomando sol

3. Adubar com menos frequência

Como já mencionamos acima, durante o inverno o metabolismo das plantas é reduzido. Esse processo também é importante, pois durante essa época mais fria, as plantas entram num período de “dormência” onde poupam energia para aparecer floridas na Primavera.

Como sabemos, o adubo estimula a brotação das plantas, quanto mais adubamos, mas brotos as plantas vão ter, desta forma, o que se torna desnecessário durante essas épocas de frio. Os brotos são bastante sensíveis às baixas temperaturas, e podem acabar morrendo antes de se desenvolver completamente. 

pessoa adubando os vasos de plantas

4. Proteja suas plantas e cultivos

Um dos conselhos para cuidar das suas plantas e cultivos durante o frio é a utilização de estufas. As estufas são uma ótima alternativa para manter as suas plantas e cultivos em boas condições durante o inverno. Através destas, é possível controlar as variáveis climáticas como temperatura, chuva e o vento, permitindo que as suas plantas cresçam e se desenvolvam em condições ótimas.

Dependendo do tipo de planta ou cultivo que tenha, as possibilidades são diferentes. Caso tenha diferentes tipos de vasos de plantas, e não tenha espaço o suficiente em casa, uma estufa com prateleiras é a opção perfeita para acomodar os seus vasos de plantas. Em relação a hortas e cultivos maiores como os cenouras, que não é possível colocar dentro destas pequenas estufas, uma estufa tipo túnel é a melhor opção.

Mas caso seja um amante das flores e tenha uma grande quantidade de plantas, as estufas de policarbonato são a melhor opção. O policarbonato é resistente e transmite a quantidade de luz perfeita para ajudar no desenvolvimento das suas plantas. Desta forma, poderá ter as suas plantas em excelentes condições climáticas durante todo o ano.

grande estuda com platações dentro de um jardim

Plantas e Cultivos ideais para o Inverno

Em relação às plantas, existem algumas que ao contrário das demais florescem durante as estações mais frias. Podendo desta forma, adicionar um toque cor e assim como, adiantar o clima de primavera na sua casa. Como, por exemplo: Azálea, Crisântemo, Camélia, Aloé-de-Natal, Clívia e a Urze.

Já em relação aos cultivos, o ideal é escolher aqueles que são mais resistentes as baixas temperaturas, garantindo assim que cresçam e se desenvolvam saudáveis. Por exemplo: Couve, Ervilha, Espinafre, Cenoura, Alho, Nabo e Rabanete.


Em Aosom.pt não somos expertos em plantas, hortas nem cultivos. Por essa razão, nos informamos previamente antes deste post. Lhe animamos a compartilhar connosco conselhos, recomendações e alguns truques. Sua opinião nos importa e sua experiência pode servir de referência para outras pessoas. Em relação, as estufas de jardim, se tem dúvidas sobre qual o melhor modelo, lhe convidamos a dar uma olhada em nossa guia de compras sobre Que estufa de plantas devo comprar para o meu jardim.

Também pode gostar de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *