familia decorando árvore de natal
BLOG Casa

Ideias para recuperar o espirito natalino

Já estamos na semana do Natal! Se você é um dos que amam essa data, com certeza já tem tudo pronto, a casa toda decorada e todos os presentes comprados. Mas pode ser que, devido a várias circunstâncias, você não tenha o mesmo espírito de outros anos. Talvez você atribua à pandemia, ao fato de serem todos adultos em casa, ao trabalho ou simplesmente porque com o tempo você perdeu a ilusão sobre o Natal. Independentemente do motivo, neste post queremos dar a vocês algumas ideias para voltar a curtir a magia do Natal e o espírito natalino.

Passeie por uma feira ou mercado de Natal

Informe-se com antecedência se é necessário evitar ir a um local com muita gente. Mas com certeza que, na sua mesma localidade ou cidade, ou perto de onde você mora nessa época há uma feira ou mercado de natal. Normalmente, eles estão cheios de barracas com decorações, barracas de artesanato, presentes originais, etc. As canções de natal podem até ser ouvidas ao fundo. É a maneira ideal para o espírito natalino tentar se apoderar de você.

Foto de Humphrey Muleba en Pexels

Desfrute da família sem distrações

O Natal é uma época muito especial para desfrutar em família. Nada melhor do que estar com nossa gente, dividir momentos, ouvir uns aos outros e curtir a companhia. Aproveitando a proposta anterior, você pode se animar a ir com eles ao mercado de Natal. Com certeza há uma parada com os doces de Natal ou chocolate quente para combater o frio dessa época.

Nem é preciso sair para estar com eles, qualquer ocasião será boa para estarmos juntos. Uma refeição (não apenas nas datas marcadas), assistam a um filme juntos ou façam um artesanato. Dizem que o celular nos aproxima de quem está longe e nos afasta de quem está perto de nós, então tente esquecer um pouco o telefone e aproveitar as atividades e a companhia sem distrações.

Eu gostaria que pudéssemos colocar o espírito do Natal em potes e abrir um a cada mês do ano

Harlan Miller

Não compre compulsivamente

Às vezes, a própria sensação de ter que comprar nos faz odiar festas. Não é a mesma coisa dar um presente porque estamos empolgados do que ter o dever de comprar quase por imposição de uma quantidade X de presentes para X pessoas. Aproveite essas festas para dar de coração, pensando no outro, no que ela gosta, no que te deixa animada.

Não é surpreendente, e em parte faz sentido, que na maioria das vezes pensemos sobre o que você precisa e até pergunte, mas isso realmente fará com que você tenha a mesma ilusão como se fosse um presente surpresa? E é aqui que já não reforçamos apenas a nossa ilusão pela magia do Natal mas também aquela que nos rodeia. Sobretudo se forem adultos, pois já sabemos que as crianças, em menor ou maior grau, vivem essas datas de maneira especial.

Decore e faça artesanato

Estamos presumindo que você já tem a árvore e a casa decorada. Mas se não, você ainda tem tempo! E não pense que é algo complicado. Além do mais, no nosso post Os 4 imprescindíveis para decorar a sua casa neste Natal, você verá que é muito fácil.

Você também pode se encorajar a fazer alguns enfeites de Natal, são muito simples e com os quais você consegue resultados realmente lindos que podem depois usar como enfeites. Um exemplo são essas lindas guirlandas feitas com base de papel ou papelão, barbante e cola branca. Você pode adicionar algumas decorações extras se quiser.

Foto de cottonbro en Pexels

Mostre solidariedade

As vésperas dessas festas também são uma boa hora para mostrar o nosso lado mais solidário. Certamente, se você revisar o que tem em casa ou nos próprios brinquedos de seus filhos, verá como novos com muito pouco uso. Ou um suéter que você comprou alguns anos atrás e não vestiu só porque não gosta do seu tamanho ou da cor. E se você der uma segunda chance ao que não usa?

Com certeza existe alguma entidade onde você mora que arrecada brinquedos, roupas e outros, para os mais necessitados. Pessoas que talvez estejam mais perto do que você pensa e que não estão se divertindo. Crianças que precisam de algum Papai Noel pense nelas para que possam ter presentes. No final das contas, é dar para receber. Pois bem, receber não é algo apenas material, mas a satisfação de fazer parte desse espírito, da magia, de acreditar que ainda existem pessoas boas no mundo com boas intenções; como você 😉

Assista a filmes e vídeos de Natal e ouça canções natalinas

Há quem queira assistir a filmes de Natal o ano todo. Se, em geral, quase todos os filmes acabam bem, os filmes de Natal quase garantimos que terminam bem em absolutamente todos. E é que, se algo indiscutível tem Natal é que incentiva a solidariedade, o perdão, o bom entendimento, a união e outros. Portanto, não é de admirar que os filmes, independentemente do gênero, tenham um final feliz.

E se você não é de cinema, pode ouvir canções de natal, até colocar vídeos, existem muitos no YouTube. As canções de natal têm a magia de nos transportar de volta no tempo. Para nos fazer lembrar quando éramos pequenos ou quando nos ensinaram em casa ou nas aulas. A nostalgia dos feriados anteriores também pode nos ajudar a nos conectar com os atuais.

Respeite as decisões dos outros

Embora as celebrações do Natal sejam uma das melhores propostas para se impregnar do espírito natalino e desfrutar o seu, não podemos acabar sem pensar na outra face da moeda.

Pode ser que um amigo ou parente não queira participar desses atos. Nestes casos é importante ter empatia pela pessoa e tentar compreendê-la, ou pelo menos respeitar a sua opinião.

Nesta situação, recomendamos que ouça os seus motivos (se quiserem comunicá-los), nunca transmita o sentimento de obrigação, mas diga-lhes que estão de portas abertas e que estarão à sua espera. Ofereça companhia ou ajuda se você suspeitar que a ausência deles é motivo para desânimo ou timidez.

Foto de Nicole Michalou en Pexels

Envolva-se na preparação

Às vezes, podemos ter a sensação de não pertencer a algum lugar. Ou que nossa presença é menos importante que outra. Essas sensações desagradáveis ​​podem ser alguns dos motivos que o impedem de desfrutar dessas datas. E talvez seja por algo tão simples como não fazer parte da preparação da festa.

Não é a mesma coisa ajudar a preparar a mesa e a comida de Natal do que chegar à casa do seu familiar quando está tudo pronto. Ou não é a mesma coisa que você cuida da compra dos presentes que você se limita a pagar por eles e que outra pessoa faça por você. Isso é o que falamos antes, não comprar para comprar, mas com a ilusão de estar fazendo e pensando no destinatário.


Agora você tem algumas ideias para recuperar sua ilusão e desejo pelo Natal. Você vai realizar um? De nossa parte, só podemos desejar boas festas.

Também pode gostar de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *