casa com móveis de bambu
BLOG Casa

Os móveis de bambu e a sua história

Gosta de móveis de bambu? Não conseguiu resistir à sua beleza natural e já tem alguns em casa? Tudo é possível, mas também pode ser que ainda não se saiba muito sobre eles, como por exemplo porque estão tão na moda, porque é que as pessoas os preferem a outros tipos de madeira entre outras coisas. Mas isso não é tudo, porque por detrás dos móveis e acessórios de bambu, há uma história surpreendente com uma bonita moral, conhece-a? Caso contrário, só por essa razão, vale a pena continuar a ler. 

Porque estão de moda os móveis de bambu

O mobiliário de bambu está a entrar no mercado, e isto deve-se ao facto de que, à primeira vista, tudo o que nos oferece são vantagens. Porque dizemos isto? Porque os móveis de bambu são leves, mas ao mesmo tempo muito resistentes, e uma característica que os distingue da maioria é a sua resistência à humidade.

O mobiliário de bambu é considerado mais sustentável e amigo do ambiente quando comparado com os mobiliários feito de outras madeiras. E isto porque são mais amigos do ambiente devido ao seu curto ciclo de vida, o que significa que podemos obter matéria-prima em cerca de 4 anos e não mais de 20 anos, como no caso da madeira de pinho.

Outro ponto a favor deste tipo de mobiliário é que o seu curto ciclo de vida afecta não só a sua sustentabilidade mas também o seu custo, tornando-o mais económico.

estante de plantas fabricada em bambu com diferentes tipos de plantas

A nossa seleção de mobiliário de bambu

Como já mencionámos, os móveis de bambu é um candidato fiel para substituir gradualmente outros tipos de madeira, tais como pinho ou nogueira, uma vez que é mais sustentável, económico e ainda mais resistente. E estas características significam que estamos a começar a vê-los em muitos tipos de mobiliário e acessórios. Podemos encontrar tudo, desde prateleiras, armários ou mesas a cestos de roupa suja. Abaixo, mostramos-lhe uma seleção dos nossos produtos.

As mesas auxiliares de bambu são uma excelente escolha para estar sentado com o portátil na cama, ou como um lugar onde se pode apoiar quando se lê. Já para não falar de como seria bom ter um pequeno-almoço recém feito e levado na cama quando acordamos. Na verdade, são muito versáteis, e uma vez que podem ser dobrados ocupando muito pouco espaço quando não estão a ser utilizados.

O ponto mais relevante dos cestos de roupa de bambu é a sua estética. Para além da sua funcionalidade, que é óbvia, ter modelos como este permite-nos manter a nossa casa de banho arrumada, a área de lavagem, ou onde quer que a tenhamos colocada sem nos preocuparmos com a sua aparência.

A escolha de móvel de bambu para a casa de banho é uma excelente ideia devido à sua grande resistência à humidade. Já sabemos que o vapor de água se acumula na nossa casa de banho quando tomamos um duche quente, o chão molha-se, o embaciamento dos espelhos surge e os nossos móveis também o sentem.

Os suporte para cabides de bambu ou armários de bambu abertos são ideais para criar um espaço funcional na nossa casa de banho ou quarto, e mesmo para criar um vestiário, o que é ao mesmo tempo prático e económico. Teremos um espaço para pendurar roupa e prateleiras para sapatos, roupas dobradas ou outros acessórios.

Os acessórios de bambu também se tornaram muito na moda, e como dissemos anteriormente, é um produto muito mais sustentável do que outras madeiras. Podemos encontrar desde escovas de dentes, talheres, suportes de ecrã até organizadores de bambu como este. Com gavetas e compartimentos abertos para ter todas as suas canetas à mão em cima da secretária.

Devido à boa resistência do bambu à humidade, é também utilizado para o fabrico de chapéu de sol de madeira. Seja para a construção dos postes ou das varas que suportam o toldo, ou ambas as opções ao mesmo tempo. É também utilizado para mobiliário exterior e pode ser usado para criar composições belas e de aspecto natural.

Nossas plantas artificiais de bambu

Não poderíamos fazer esta entrada no blog sem falar de plantas artificiais de bambu. Para além da beleza e resistência do mobiliário feito com este material, o aspecto desta planta é muito atractivo e decorativo. Portanto, se está a pensar comprar ou dar uma planta artificial como presente, é uma escolha perfeita. Além disso, eles parecem muito realistas e requerem muito pouco cuidado, por isso são todos benefícios!

A história do bambu japonés

cañas de bambú japonés

Sabia que o bambu japonês está associado à perseverança, ao empreendedorismo e ao crescimento pessoal? E não é uma coincidência, mas a resposta reside no seu próprio crescimento. O bambu japonês leva 7 anos a crescer desde o momento em que é plantado até ao momento em que emerge do solo! Mas até este ponto nada parece extraordinário, muito pelo contrário, não é verdade?

Mas o que acontece a seguir é espantoso. Esta planta é a planta de crescimento mais rápido do planeta. Em cerca de seis semanas desenvolve-se e cresce a mais de 30 metros. De facto, pode crescer mais de 1 metro por dia, o que corresponde a cerca de 4 centímetros por hora.

Mas não esqueçamos os 7 anos anteriores, 7 anos que tiveram de ser regados e fertilizados com perseverança sem ver quaisquer resultados. Por vezes até querendo desistir de tentar fazê-lo brotar, aparentemente infértil. 7 anos em que, à sombra, o que a planta tem feito é criar um sistema radicular complexo que a sustentará para o resto da sua vida. Imagine quão fortes devem ser as suas raízes para poder suportar um crescimento tão exagerado!

Compreende agora a perseverança e o que estávamos a dizer no início? Muitas vezes tomamos medidas esperando resultados imediatos, e se não os obtivermos, tomamos isso como um fracasso. E há coisas, como o crescimento do bambu japonês, que levam tempo: iniciar um negócio, perder peso por dieta, tonificar os músculos por fazer desporto, ter a casa dos nossos sonhos, etc.

Temos de regar e fertilizar para atingir os nossos objectivos, o bambu não surge do nada, só aqueles que não conhecem a sua história é que pensariam assim. A falta de constância e impaciência pode fazer-nos perder coisas maravilhosas que com esforço e constância podemos alcançar. O que aconteceria se deixássemos de cuidar do bambu após 6 anos e meio? Bem, depois de todo o nosso esforço e dedicação durante tanto tempo, e a apenas um passo do extraordinário e do sucesso, perderíamos tudo sem sequer ter consciência de quão perto estávamos.


Dizem que quem conhece a história do bambu japonês nunca o vê com os mesmos olhos que antes. E em parte, isto também acontece quando vemos um pedaço de mobiliário de bambu, que nos faz lembrar esta bela história. Se gosta deste tipo de mobiliário, encorajamo-lo a ver a nossa coleção aqui.

Também pode gostar de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *