três galinhas entrando dentro de um galinheiro através de uma rampa
Animais de estimação BLOG

O que eu preciso para criar galinhas em casa

Se tiver espaço exterior em casa ou se vive no campo, poderá ter considerado a possibilidade de criar galinhas em casa. Talvez seja o motivo de ter sempre ovos frescos que lhe atrai, certo? Seja qual for a razão, provavelmente está a perguntar-se se tem de cumprir algum regulamento ou como deve ser o espaço certo para as suas galinhas. Se estiver interessado em saber mais sobre isto, continue a ler. Vamos falar-lhe da legislação atual, dos diferentes tipos de galinheiros e, sobretudo, daremos alguns conselhos básicos sobre galinhas que deverá conhecer antes de as manter.

O que diz a lei sobre manter as galinhas em casa

Em Portugal existem regras para a criação de galinhas poedeiras na qual te obrigam a declaração das aves na Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV). Porém, estão dispensados desta declaração as pessoas que possuem uma “detenção caseira”, e em que a posse dos animais tem como objetivo lazer ou abastecimento/auto consumo com um limite estipulado de animais.

Não queres assim tantas galinhas, assim? Mas tenha cuidado, isso não significa que a nível local ou regional exista algum tipo de regulamentação ou mesmo na sua vizinhança ou comunidade de vizinhos. É importante que antes de fazer qualquer coisa vá à Prefeitura de sua cidade para se informar a respeito ou dê uma olhada aos estatutos da sua comunidade, pois pode estar proibido de manter animais de criação. Também é importante dar uma olhada sobre quais são as exigências para o galinheiro e quais são as condições que esses animais devem ser mantidos.

três galinhas dentro de um galinheiro, sendo 2 em pé e uma sentada

As necessidades básicas de uma galinha

Antes de avançarmos mais, gostaríamos de salientar algo muito importante. Certamente a primeira coisa que lhe vem à mente quando pensa no que uma galinha precisa é de um galinheiro, mas mais do que o espaço, o que deve ser claro é se tem tempo e vontade suficientes para cuidar devidamente deste animal. Pode parecer-lhe uma tolice, mas ter um galinheiro envolve muito tempo e dedicação. É preciso cuidar das galinhas, certificar-se de que o galinheiro esteja sempre em boas condições, limpá-lo e muito mais. Dito isto, se ainda estiver determinado a manter galinhas no seu jardim, deixe-nos dizer-lhe as 5 coisas de que uma galinha precisa.

1. Luz quente (natural e/ou artificial)

As galinhas precisam de um ambiente quente e luminoso, por isso é essencial que o seu galinheiro, além de captar a luz natural, tenha luz artificial, especialmente para os meses de Inverno, quando faz mais frio e escurece mais cedo. Se quiser que a sua galinha ponha ovos normalmente, ela precisa entre 14-15 horas de sol por dia. Pode tirar o máximo partido disto orientando o seu galinheiro para o sul, para que tenha mais horas de luz natural.

mulher recolhendo ovos de um galinheiro

2. Espaço suficiente

Para além do seu desejo de manter as galinhas, tem de dar prioridade ao seu bem-estar. Portanto, um aspecto que não se pode deixar de lado é o espaço. Não quer que as suas galinhas estejam sempre enjauladas e apinhadas como numa granja alimentar, não é mesmo? Não queremos ser pesados, mas certifique-se de que tem espaço suficiente para que não haja luta entre elas. Seria até uma boa ideia decidir quantos deles tem, dependendo da área que pode dedicar-lhes.

Lembre-se de que precisam de um espaço para dormir e outro para correr livremente. Não se trata de lhes proporcionar um espaço enorme, pois assim poderiam também sentir-se desprotegidos, mas um espaço onde possam viver em condições. Mesmo que vivam no campo ou tenham um jardim onde possam correr por aí, conseguirão obter comida para si próprios.

3. Um lugar limpo

É importante que o galinheiro esteja limpo. Embora seja aconselhável fazer uma limpeza completa uma vez por semana, não se esqueça que a manutenção diária é sempre necessária e as suas galinhas agradecer-lhe-ão por isso. Os galinheiros de madeira têm normalmente bandejas removíveis, o que facilita a limpeza. É aconselhável colocar cama de galinha no chão, pois é um bom isolante do frio e também lhe permitirá limpar mais facilmente os excrementos das suas aves.

4. Alimentação pelo menos duas vezes por dia

Recomenda-se que as galinhas comam um mínimo de 2 rações por dia, de manhã e à noite. Apesar por estarem no curral, o ideal é que comam livremente quando quiserem e o que quiserem. Na verdade, este é o aspecto com que estamos menos preocupados porque existem comedouros para galinhas suficientemente grandes para cobrir as suas necessidades diárias e mesmo durante vários dias.

mãe e filha alimentando as galinhas

5. Controlo veterinário

Tão importante como o cuidado que se pode dar a estas aves, é também importante que um veterinário as monitorize. É essencial que as suas galinhas tenham as vacinas actualizadas, pois as suas principais causas de morte são doenças infecciosas, como a doença de Marek, que provoca tumores.

Como escolher o galinheiro perfeito

Como acabamos de dizer anteriormente, o espaço é essencial. Portanto, antes dos animais chegarem a sua casa, deve ter tudo pronto. Neste sentido, se ainda tiver dúvidas sobre como deve ser o seu galinheiro, recomendamos o nossa guia de compras sobre Qual galinheiro devo comprar para as minhas galinhas? Aqui pode descobrir sobre alguns dos nossos galinheiros mais populares, a diferença entre os diferentes tipos de galinheiros e algumas das perguntas feitas por pessoas como você que pensam em manter galinhas em casa.

Pode também dar uma pequena olhada em nossa categoria de acessórios para galinhas onde encontrarás uma grande variedade de galinheiros e casas para galinhas, tanto de madeira como de metal. Além disso, temos acessórios para galinhas, tais como comedouros para galinhas ou uma porta automática para galinheiros, para que não tenha de estar tão atento aos seus horários, uma vez que tem um temporizador para o definir e um sensor de infravermelhos.

Antes de acabar é importante lembrar que quando a galinha atinge de 18 a 20 semanas de idade, ela começa a pôr ovos. Normalmente em condições ideais, ela produzirá cerca de 1 ovo por dia. Mas lembre-se que se quiser somente os ovos e não pintinhos, NÃO é necessário ter um galo. As galinhas põem sempre ovos, com ou sem galo.

Também pode gostar de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *