animais de estimação
Animais de estimação BLOG Desportos

Benefícios dos animais de estimação a saúde

Não podemos negar que ter um animal de estimação em casa, traz muita felicidade. Sejam para adultos, crianças e até mesmo para os mais idosos. Além de serem a alegria da casa nos dão muito amor e carinho e o melhor, não pedem nada em troca. Tudo isso já sabemos. Mas você sabia que ter um animal de estimação em casa também pode trazer benefícios para a nossa saúde? Isso mesmo, ter um pet nos ajuda a ser mais saudáveis e até mesmo a prevenir alguns tipos de doenças! Em Aosom.pt elaboramos esse post para lhe contar um pouco sobre quais são esses benefícios. 

Porque ter um animal de estimação?

Muitos consideram os seus animais de estimação como um membro da família e isso não é novidade para ninguém. Eles são companheiros leais, que não julgam e sempre têm muito amor para oferecer. E não estamos a falar somente de cães e gatos. Os peixes, hamsters, coelhos e pássaros também são alguns exemplos de animais de companhia que podemos ter.

Ter um pet em casa ao mesmo tempo que se pode desfrutar de uma agradável companhia também é possível se beneficiar disso. Então, caso esteja com dúvidas se ter ou não um pet em casa, prepararemos este post para que você entenda quais são os benefícios de ter um animal de estimação, mas também para entender que eles necessitam cuidados.

Até que você ame um animal, uma parte da sua alma permanece adormecida

Anatone França

Principais benefícios de ter um pet 

Além dos valores como responsabilidade e cuidado, os bichinhos também podem trazer diversos benefícios para nossa saúde física e também mental. Um animal de estimação nos leva a passar mais tempo ao ar livre, fazer mais exercícios e ajuda os menores a serem mais responsáveis. Além disso, diversas pesquisas realizadas pelo mundo já demonstraram o poder que esses “amigos” tem em melhorar a nossa saúde e bem-estar. Veja a seguir quais são alguns desses benefícios:

🐾 Mais amor, menos estresse, ansiedade e depressão

O convívio e o contato entre os donos e os animais de estimação, reduz a produção da hormona cortisol, o responsável pelo stresse e aumenta a liberação de hormonas como a serotonina, endorfina, dopamina e oxitocina, os conhecidos “hormonas da felicidade” que estão ligados a sensação de felicidade. E é por isso, que brincar, acariciá-los e até mesmo conversar, faz com que nos sentimos mais amados e alegres, reduzindo assim a tristeza e a ansiedade.

O mesmo acontece com a depressão e a solidão, principalmente em pessoas maiores que vivem sozinhas. Além da companhia, ter um bichinho em casa estimula o contacto físico e a comunicação. Pois uma vez, claro, dependendo de qual tipo de animal que tenha, obriga-te a fazer passeios diários e também a ir a lojas de pets. Consequentemente, isso facilita conhecer e se comunicar com outras pessoas.

Algumas pessoas até dizem que o carácter tranquilo dos gatos diminui a ansiedade e o seu ronronar produz uma vibração relaxante. O que acha disso?

gato lambendo a cara do seu dono

🐾 Previne doenças

No caso dos menores, ter contacto com qualquer tipo de animal de estimação ajuda a adquirir mais responsabilidade e também ajuda na socialização. Mas não é apenas isso, alguns estudos revelaram que crianças que possuem contacto com animais desde pequenos, ajuda a ativar e fortalecer o sistema imunitário, de tal forma que reduz os riscos de adquirirem asmas ou alergias.

E você já ouviu falar em cães que conseguem detectar câncer através do faro? Isso mesmo, esses cães recebem um treinamento especializado e são capazes de detectar câncer em diferentes partes do nosso corpo, incrível não é mesmo?

Mas não é só prevenção que esses animais são capazes, muitos são treinados para serem utilizados como métodos terapêuticos. Um ótimo exemplo é a equoterapia, que nada mais é que uma terapia realizada com cavalos indicada para pessoas que possuem deficiências físicas e/ou necessidades especiais, como o autismo. Essa terapia possui um efeito benéfico tanto psicológico como cognitivo, visto que auxilia no equilíbrio, fortalecimento muscular e a interação social.

menina acariciando um cavalo

🐾 Ajuda a te manter em forma

É isso mesmo, ter um animal, principalmente os cães, ajuda-te a manter em forma. Os donos de cães normalmente levam o seu amigo peludo para fazer caminhadas diárias e até tem uns que se arriscam a fazerem pequenas corridas. Isso acaba sendo uma maneira divertida de introduzir gradualmente um pouco de atividade física no seu dia a dia. Quem ai não gostaria de eliminar calorias assim?

Além de ser um beneficio para os donos, também é uma parte muito importante para eles, principalmente para aqueles que vivem em apartamentos pequenos. Fazer atividades físicas com o seu pet, seja uma boa caminhada ou uma simples brincadeira em casa, estimula a parte psicológica e física, prevenindo doenças que podem ser causadas pelo stresse e também a obesidade.

Geralmente dependendo do tipo de brincadeira, é possível que coloque algumas partes da casa em risco, principalmente cães e gatos. Uma ótima ideia é apostar por arranhadores para gatos, ossos e mordedores para cães e alguns outros elementos que os deixem entretidos. Desta forma a sua casa estará sempre segura.

Uma coisa muito importante a ser lembrada é que algumas raças não se adaptam a espaços muito pequenos, como no caso de apartamentos. Então lembre-se antes de escolher o seu próximo pet, é muito importante ver que tipo de espaço você dispõe.

menina andando de skate com um cão

🐾 Coração mais saudável

E você sabia que ter um bichinho em casa ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares e ataques de coração? Isso mesmo, além de deixarem o nosso coração bem quentinho, ajuda a reduzir a pressão sanguínea, o colesterol e o nível de triglicerídeos.

A Associação Americana do Coração, realizou uma pesquisa e concluíram que as pessoas que convivem com animais de estimação possuem uma probabilidade mais alta de sobreviver após ter tido um enfarto, quando comparada com pessoas que não possuem animais. Entre os principais motivos está ao fato de que as pessoas que possuem cães fazem mais exercícios, pois com já explicamos a cima são obrigadas a passeá-lo, consequentemente baixam os níveis de colesterol. Provou-se também que dar carinhos a um animal reduz a tensão arterial. Incrível né? Percebeu que uma coisa sempre está ligada a outra? Mas o propósito sempre será a mesmo. Ter um pet em casa, não importa o tipo, raça ou tamanho, beneficia a nossa saúde.

Mas não é só os animais de estimação que nos ajuda a cuidar do nosso coração. Adotar um estilo de vida mais saudável pode parecer mais fácil do que pensa, de uma olhada no nosso post Cuida o suficiente do seu coração, para algumas dicas importantes.

casal contente com um cão

Cuide do seu amigo

Mas não se esqueça, apesar de todos os benefícios que esses pequenos animais podem nos proporcionar, também precisam de cuidados para evitar doenças. É necessário ter uma grande responsabilidade com a saúde física e o desenvolvimento do seu pet, afinal estamos a falar de uma vida.

Pensando nisso, separamos algumas dicas importantes para que o seu animal de estimação se mantenha saudável e ativo.

  • Em primeiro lugar, seja qual for o animal que deseja ter, é preciso tomar a decisão com todos os membros da família, afinal isso é uma responsabilidade de todos.
  • Um animal de estimação é um membro da família e deve ser tratado e respeitado como tal. Ele precisará de cuidados de saúde, higiene, alimentação e sobretudo carinho e atenção.
  • Um animal, independente do seu tamanho, necessita um espaço confortável e em condições adequadas para viver.
  • Os animais bem como nos e também necessitam visitas ao veterinário, mantenha as vacinas em ordem e faça visitas sempre que necessário.
  • E por último, mas não o menos importante. Caso viaje com regularidade, é importante lembrar se tem algum familiar ou amigo com quem deixá-lo ou até mesmo um hotel para animais.

Caso esteja a pensar em ter um animal de estimação em casa, convidamos a entrar no nosso blog e dar uma olhada em alguns posts. Lá encontrará informações-lhe sobre O essencial para ter um gato, Vou ter um cão o que preciso?, O que preciso saber antes de ter um coelho e até mesmo um post sobre O que preciso para criar galinhas em casa.

Também pode gostar de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *