menina segurando um pequeno coelho na cor marrom
Animais de estimação BLOG

O que preciso saber antes de ter um coelho

Os coelhos cada vez mais vêm ganhando espaço nas casas e tornando-se um animal de estimação de diversas famílias. Por serem pequenos e independentes, esses animais são uma ótima escolha para pessoas que tem uma vida corrida, mas não querem renunciar a ter um animalzinho em casa. Além de bonitos e inteligentes, os coelhos são animais carinhosos e não ocupam muito espaço. Por esse motivo, a escolha de uma coelheira adequada é imprescindível para que o seu amigo peludo tenha uma vida confortável com um espaço onde poderão descansar, brincar e se divertirem. Porém, dúvidas como, onde colocar, qual o tamanho ideal, como realizar a limpeza corretamente ou do que se alimentam, com certeza geram algumas dúvidas. Por isso, que em Aosom. pt daremos lhe algumas dicas para que o seu novo amigo tenha uma vida confortável e feliz.

Qual o tamanho ideal da coelheira?

Em primeiro lugar, é fundamental saber qual a raça de seu amigo peludo antes de escolheres o tamanho da coelheira. Assim como os cães e gatos os coelhos também possuem diferentes raças, que variam muito no tamanho. Uma vez tenhas decidido qual raça, poderá assim fazer uma melhor escolha e optar por uma gaiola maior ou menor. Podendo ser uma coelheira modular ou até mesmo uma coelheira de exterior de madeira.

A coelheira ideal deve ser o maior possível, sendo que está deve ser pelo menos 4x maior que o comprimento do animal na fase adulta. Além disso, a coelheira deve ter espaço suficiente para que o seu coelho possa se locomover livremente sem ficar apertado. Também é importante que esta gaiola tenha espaços próprios para cada momento do dia: um local para se alimentar, brincar e se divertir e um local para descansar. Mesmo sendo uma gaiola espaçosa é importante deixar que o seu animal saia para explorar o quintal ou a casa algumas horas do dia.

Mas não se esqueça de vigiá-lo! Esses pequenos são muito curiosos, e roem tudo o que encontram, inclusive móveis e cabos elétricos. Para evitar que destruam algo ou acabarem se magoando mantenha-o sempre sob supervisão.

coelheira de madeira na cor cinza em um jardim

Em qual local colocar?

O melhor local para manter a sua coelheira independente de ser no interior ou exterior é aquela que garanta ao seu animal um local com condições de conforto e bem-estar. Portanto, esse local dever ser seco, longe da chuva e humidade, sem excesso de vento, mas que seja bem ventilado e onde não faça muito calor. Também é importante lembrar que os coelhos são sensíveis ao barulho, então evite colocar a coelheira em locais de passagem. Muitas pessoas preferem manter a gaiola no dormitório, mas lembre-se que os coelhos possuem hábitos noturnos o que pode atrapalhar o seu sono durante a noite.

O local que vais colocar a sua nova coelheira também influenciará no modelo que vais a escolher. Se vais colocar no exterior a melhor opção é uma coelheira de madeira, pois estas possuem maior resistência a intempérie. Já as coelheiras de interior possuem um desenho mais simples, fabricadas de aço ou plástico, são mais pequenas e não possuem tantos acessórios.

coelheira modular de interior preta com 2 coelhos na sala de estar

Como realizar a limpeza?

Para manter a saúde de seu animal, afastar as bactérias e evitar que os odores de urina e fezes se espalhem pelo ambiente é importante manter a gaiola sempre limpa. Sendo assim, é importante encarar isto como um hábito, mantendo o espaço sempre limpo.

No caso de optar por uma coelheira de exterior com bandeja removível, a limpeza será uma tarefa um pouco mais fácil. Por ser removível poderás retirar com facilidade trocar o substrato e lavar. Recomenda-se realizar esta limpeza a cada 2-3 dias e não se esqueças de limpar o comedouro e o bebedouro!

Para uma limpeza mais eficiente, recomenda-se pelo menos 1 vez por semana fazer uma limpeza completa. Retire todas as peças e lave tudo com água e sabão para evitar contaminações.

Um fator importante a ser lembrado é que os coelhos possuem as patas muito sensíveis, e se ficarem muito tempo em contato com superfícies muito duras pode acabar ocorrendo a formação de feridas na parte posterior das patas. Por esse motivo, é importante escolher um bom substrato para forrar o chão, poderás optar por palhas, fenos ou até mesmo um tapete. Mas lembre-se que se optar por um tapete, este deve ser removido e lavado com uma certa frequência.

coelho marrom claro e branco dentro de uma gaiola descansando

O que os coelhos podem comer?

Quando pensamos em coelhos o primeiro alimento que nos vêm na cabeça são as cenouras, não é mesmo? Mas triste noticia é que embora todos tenhamos associado que a cenoura é o melhor alimento para os coelhos é que ela não é muito recomendada. Isso mesmo, esse vegetal possui um alto nível de açúcar o que pode acabar prejudicando o intestino e o fígado quando ingeridos em excesso. Mas isso não quer dizer que eles não podem comer, pode oferecer ocasionalmente pequenas quantidades.

Por esse motivo é que a alimentação desses animais requer um pouco de atenção para que eles se mantenham sempre saudáveis.

Os coelhos podem ser alimentados com rações especifícas, que podem ser compradas em qualquer loja de animais. Além disso, se você quiser complementar pode optar por algumas verduras, legumes ou frutas. Como já sabemos os coelhos são animais herbívoros, porém isso não quer dizer que eles podem se alimentar de todos os alimentos, como já vimos que é o caso das cenouras. Cogumelos, abacate, carambola e a batata crua, são alguns dos alimentos que devem ser evitados.

Outra restrição é que embora os coelhos possam comer frutas, estas devem ser oferecidas apenas como petisco uma ou duas vezes na semana, pois possuem muito açúcar e carboidratos. Mas devemos lembrar que para uma dieta equilibrada consulte um veterinário, para se informar melhor sobre.

pequeno coelho branco e cinza com uma cenoura no jardim

Curiosidades

Agora que já sabemos um pouco mais sobre como deve ser a gaiola e alimentação dos coelhos, o que você acha de descobrir algumas curiosidades sobre esses pequenos peludos?

A primeira e com certeza a mais interessante é que os dentes nunca param de crescer. Isso mesmo os dentes desse pequeno animal sempre estão a crescer, mas não são todos, são somente os 4 dentes incisivos. Por isso é importante fornecer uma dieta que auxilie no desgaste dos dentes.

Por estarem sempre roendo, pensamos que os coelhos são roedores, porém na verdade, não são. Esses animais pertencem a mamíferos da família lagomorfos. A principal diferença entre eles e os roedores é que estes possuem 4 incisivos na mandíbula e os roedores somente 2.

Outra curiosidade é que os coelhos comem as próprias fezes. Isso mesmo, os coelhos ingerem os seus excrementos, já que eles contêm uma substância muito benéfica e com alto valor nutricional para o animal.  

E se vocês pensavam que somente os gatos ronronavam estão enganados, esse pequeno animal peludo quando está feliz também podem ronronar.

E por último, mas não a menos importante, os coelhos não podem tomar banho! Isso mesmo, os coelhos são animais súper higiénicos e se limpam sozinhos. Além de que, se a água entrar nas orelhas pode infeccionar, causando um risco para a saúde do coelho.

quatro coehos de diferentes cores olhando

E ai o que achou das nossas dicas? Com certeza que aprendeu um pouco mais sobre como cuidar desses pequenos animais peludos. Agora te convidamos a dar uma olhada em nossa guia de compras Que coelheira devo comprar? lá você encontrará um guia prático e completo com informação sobre as principais diferenças entre as coelheiras e os modelos que temos disponíveis.

Também pode gostar de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *