mulher fazendo manualidades de natal em casa
BLOG Casa

4 Ideias de decoração de Natal DIY

Já está a chegar o Natal, falta menos de 1 mês para a época mais aguardada de todo o ano. É a hora de começar a fazer a lista de presentes, começar a pensar no cardápio, o bacalhau, bolo do rei, sonhos de Natal … e principamente, o mais importante, montar a árvore de Natal assim como decorar a casa.

Mas o que acha deste ano fazer uma decoração diferente e original? Todo ano estamos a comprar decorações para enfeitar e deixar a nossa casa mais bonita. Porém, este ano motivamos-te a fazer você mesmo algumas pequenas decorações. O que acha?

A decoração DIY cada vez mais vem ganhando um espaço nas decorações de Natal. E o verdadeiro motivo é que são mais económicas e bastante originais. A parte disto, são decorações simples, que a maioria das vezes podem ser feitas com materiais que muitas das vezes já temos em casa. E o melhor é que esses artesanatos podem ser feitos em companhia, o que ajuda muito a criar vínculos e aproveitar o tempo em família juntos. Desse modo, em Aosom.pt resolvemos criar esse post para poder inspirar-te nas nossas sugestões de decoração de Natal DIY e preparar a sua casa para a chegada do Natal 2022. Pronto para se surpreender?

Árvores de Natal Originais

As árvores de Natal em miniatura são um adorno que sempre farão sucesso e são incríveis para deixar a casa com um clima natalício. Uma vez que o método é bastante simples e também muito rápido. E o melhor é que poderá fazer diferentes medidas, diferentes cores e colocar por toda a casa. Além disso, é uma excelente ideia para presentear um amigo ou algum familiar.

materiais necessários para fazer uma decoração DIY de uma mini árvore de Natal

Material Necessário

  • Folha de Papel Cartolina
  • Lã (diferentes cores)
  • Tesoura
  • Cola quente ou cola branca
  • Pompons ou botões
  • Estrela para a ponta

O primeiro passo é a escolha do papel. Recomendamos que seja um papel mais rígido, para facilitar a hora da montagem. Mas caso não tenha em casa, pode utilizar qualquer tipo, até mesmo um jornal. Em seguida, corte os papéis conforme a sua preferência de tamanho, dobre-os em forma de cones e cole com a cola quente. Em terceiro lugar, comece a enrolar a lã em volta da sua mini árvore, sempre lembrando de ir colocando um pouco de cola quente para uma maior firmeza. Uma vez acabado esse processo, basta enfeitar a sua árvore. Pode colocar pompons de diferentes cores e tamanhos ou caso preferir pode colocar botões. E para finalizar coloque uma pequena estrela no topo para que se pareça ainda mais com a original.

decorações de Natal artesanal

Enfeites para a Árvore de Natal

O que é comum acontecer é que cada ano que se passa, queremos renovar a decoração da nossa árvore de Natal. Desta forma, acaba que a decoração do ano passado já não serve mais, ou porque já não lhe agrada aquela cor ou muitas vezes porque a tendência desse ano é outra.

Em vez de cada ano estar a comprar mais e mais decorações, o que acha de reformar as suas antigas decorações? Isso mesmo. Além de poupar dinheiro, poderá criar lindas bolas de natal e com um toque de personalidade.

materiais para fazer um efeite de árvore de Natal DIY

Material Necessário

  • Bolas de Natal
  • Pintura ou Spray de Pintura
  • Pincéis
  • Fitas decorativas
  • Glitter

É muito simples, separe os seus enfeites e escolha a cor que gostaria de pintar. Mas, lembre-se, pode misturar diferentes cores, a regra aqui é simples, não existe um padrão a ser seguido. Em seguida, com o auxilio do pincel pinte de diferentes cores, com diferentes tons, pode utilizar tinta acrílica, guaches ou até mesmo spray de pintura. Mas caso queira acrescentar algo, sempre poderá colocar, glitter, fitas douradas, prateadas ou a cor que mais lhe agrade. Com toda a certeza ficarão incríveis e parecerão novas. A sua árvore de Natal ficará encantadora.

enfeites de bolas de Natal nas cores rose e branco

Decoração com Laranjas Desidratadas

As decorações com laranjas desidratadas são uma tendência que além de deixar a sua casa com um agradável cheiro, são bastante versáteis. Além disso, poderá utilizá-las para complementar a sua grinalda, para enfeitar pacotes de presentes e até mesmo para decorar a árvore de Natal.

laranjas desidratadas

Material Necessário

  • Laranjas (também funciona com maça, toranja ou limão)
  • Tesoura
  • Cordão
  • Papel vegetal
  • Papel absorvente
  • Bandeja
  • Forno ou Desidratador de Alimentos

Esta talvez seja a decoração mais complicada de se fazer e a que exige um pouco mais de atenção. Em primeiro lugar, comece por fatiar as laranjas (+/- 0,5cm), forre a bandeja com o papel vegetal e coloque as fatias, mas tenha atenção em não sobrepor umas nas outras.

Em seguida, com um papel absorvente, tente retirar o máximo de sumo que as laranjas liberaram (mas cuidado para não amassá-las). Leve ao forno a uma temperatura média de 150ºC por aproximadamente 120 min. Lembre-se de ir a virar as fatias para ficarem douradas em ambos os lados. Uma vez acabado o processo deixe-as arrefecer e pode começar a fazer os seus enfeites de Natal. Lembramos que a temperatura e o tempo pode variar de forno a forno, o ideal é sempre estar de olho para que não se queimem. Caso tenha um desidratador de alimentos em casa,  utilize-o para facilitar o processo.

enfeite de laranja desidratada para árvore de Natal

Velas Perfumadas

Já sabemos que as velas aromáticas são um item essencial para esta época natalícia. Elas deixam o ambiente muito mais aconchegante e agradável. Mas, muitas das vezes deixamos de comprar porque possuem um preço muito elevado. É aqui que entram as velas DIY de canela. Isso mesmo, poderá ter a sua vela aromática por um preço mais acessível e simples de fazer em casa.

material para fazer uma vela aromática de canela

Material Necessário

  • Vela redonda
  • Canela em pau
  • Fita de sua preferência
  • Cola quente
  • Decorações de sua preferência

Pode parecer complicado, mas essa é uma das decorações mais simples de se fazer. Basta como com o auxílio da cola quente colar os pedaços da canela em pau ao redor da sua vela. Uma vez tenha acabado esse processo, escolha a fita da sua preferência e faça um laço ao redor. Simples não é mesmo? E o melhor de tudo é que essa vela poderá ser colocada em diferentes ambientes da sua casa. Pode colocá-la no centro da mesa da sala de jantar ou até mesmo em cima do aparador. Além de dar um toque elegante a sua decoração desprenderá um agradável cheiro de canela por toda a casa.

vela aromática de canela

Com essas ideias e dicas de decoração DIY para decorar a sua casa, este Natal de 2022 será ainda mais mágico. Mas lembre-se, que o legal e divertido de fazer uma decoração DIY é a possibilidade de criar. Caso não tenha um determinado material em casa, adapte com o que já tem, não se apegue tanto aos detalhes. Afinal, o importante é fazer algo que lhe agrade para poder decorar a sua casa.

Também pode gostar de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *