um homem e uma mulher em cima de uma prancha de paddle surf
BLOG Desportos

Atividades aquáticas para este Verão

Hoje queremos propor-lhe que desfrute do bom tempo e faça exercício ao ar livre de uma forma divertida e descontraída, atreve-se a tentar? Estamos a falar de paddle surf, uma prática de desporto que está cada vez mais na moda, e que ao contrário do que muitos pensam, não é apenas algo para os jovens (que naturalmente se divertem muito), mas é perfeito para todas as idades, por isso uma ida à praia com paddle surf incluído pode ser um bom plano.

Se não tiver a certeza se vai gostar, pode sempre alugar uma na primeira vez. Pense que a prancha paddle de surf oferece múltiplas formas de a utilizar, por isso, se gosta do mar, mais cedo ou mais tarde dará o passo para ter a sua própria prancha. E agora mesmo o espaço que ocupam não será um impedimento, uma vez que as pranchas de surf como as nossas são insufláveis e vêm com uma bolsa para fácil armazenamento para que as possa levar consigo para todo o lado.

prancha de paddle surf na areia

Como praticar corretamente paddle surf

Se está apenas a começar com a prática de paddle surf ou está a pensar comprar uma prancha para transformar os seus dias na praia em belas experiências, aqui estão algumas dicas sobre como praticar correctamente esta disciplina.

  • Lembre-se que o movimento dos braços com o remo deve ser acompanhado pelo tronco, evitando assim desconforto nas articulações dos braços, tais como os ombros e cotovelos.
  • Para ficar de pé na prancha também deve procurar o equilíbrio com todo o corpo. Separe ligeiramente os pés e verticais com os ombros, caso contrário será muito fácil perder o equilíbrio e acabar na água.
  • Se quiser que a sua remada seja eficaz, deve segurar o remo correctamente. Não aperte as mãos demasiado apertadas e afunde a pá até ao fim. O ideal é segurar o remo com uma mão mais ou menos no meio e a outra na parte superior da remo.
  • Atenção às ondas e ao vento forte. Uma forte ondulação pode derrubá-lo da prancha ou empurrá-lo para áreas rochosas. Além disso, se estiver apenas a começar, é melhor começar quando o mar estiver completamente calmo, caso contrário, provavelmente acabará por odiar o desporto antes mesmo de o conhecer.
  • Para começar, e se tiver medo de se levantar, pode fazê-lo de joelhos. Levante-se de barriga para baixo e, pouco a pouco, pode ajoelhar-se e quando encontrar o seu equilíbrio, pode começar a levantar-se.
  • Embora fosse aconselhável usar um colete salva-vidas, sabemos que poucas pessoas usam um quando remam na praia. E é aqui que entra em jogo um dos elementos que todas as nossas pranchas de surf têm: a correia do tornozelo. Desta forma, em caso de queda, a correia impedirá que a prancha se afaste demasiado de si, e pode servir de salva-vidas.
homem praticando paddle surf

Benefícios do paddle surf

Para além dos benefícios do paddle surf em si mesmo em termos de tudo o que podemos fazer com ele, o paddle surf tem um impacto directo na nossa saúde e bem-estar. O equilíbrio, por exemplo, é uma das competências que mais desenvolvemos com o remar de pé.

Ao remar e em pé, trabalhamos tanto os músculos inferiores como os superiores, tonificando-os. O simples fato de estarmos de pé já ajuda a fortalecer as nossas pernas e com o remo, para além dos braços, também trabalhamos o tronco e as costas.

E os benefícios não são apenas físicos, mas também mentais.  Pode fugir à rotina e ao stress da vida quotidiana saindo para dar um passeio no mar com a sua prancha. Além disso, pode também ajudá-lo a ter um sono mais tranquilo, ao estimular a produção de melatonina.

homem correndo para o mar com uma prancha de paddle surf

O que é que posso fazer com uma prancha de paddle surf?

Ao contrário do que se possa pensar, uma prancha de surf não é apenas para remar de um lado para outro. Embora considerando que os passeios são na água, também não é um mau plano. Pode explorar a costa, descobrir pequenas enseadas ou caminhar perto de rochas onde não pode chegar a pé ou ficaria demasiado cansado se quisesse nadar.

Mas para além disto, a prancha de paddle surf permite-lhe fazer uma grande variedade de actividades. Pode praticar yoga, realizar travessias, rafting ou surfar ondas. Alguns atrevem-se mesmo a ir à pesca ou a passear com o seu cão. E dependendo do peso da tábua, pode mesmo ir com o seu filho sentado nela, ou como casal, um remando e o outro sentado, partilhando experiências e tempo de qualidade juntos.

mulher praticando yoga em cima de uma prancha de paddle surf

Talvez um caiaque seja melhor para si

Já viu que existem muitas opções com uma prancha de paddle surf. Mas mesmo assim, pode estar à procura de uma forma de navegar a distâncias maiores numa posição sentada e não está convencido pelo fato de não haver um assento. É aqui que entram os caiaques insufláveis. Tal como as pranchas, vêm normalmente com um saco de transporte para fácil transporte e armazenamento. Bem como os acessórios mais comuns, tais como remos e um insuflador.

A vantagem do caiaque sobre as pranchas de paddle surf é que tem maior estabilidade, uma vez que o centro de gravidade é mais baixo quando sentado. Uma outra vantagem também é que lhe permitirá ficar menos cansado a navegar distâncias semelhantes e até mesmo ir mais depressa. A razão reside na mesma gravidade e no facto de, ao contrário do remo da prancha de paddle surf, que tem apenas uma lâmina, o remo do caiaque tem duas lâminas.

caiaque com duas pessoas

Também pode gostar de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *