conjunto de mobiliário de vime sintetico com almofadas com um delicioso café da manhã ao ar livre
BLOG Varanda e Jardim

Como preparar o seu terraço, varanda ou jardim para o bom tempo

O bom tempo já chegou e com ele começamos a passar muito mais tempo ao ar livre. Certamente, pode ser que já tenha tudo pronto das épocas anteriores. E pode até já ter tido o almoço ou jantar ocasional ao ar livre. Mas se não for esse o caso, ou se ainda tiver algumas áreas do jardim para terminar, aqui estão algumas ideias para dar uma nova cara ao seu espaço exterior.

Dê uma nova vida ao seu terraço

Se o chão do seu terraço for velho ou se simplesmente quiser dar-lhe um novo aspecto, é tão simples como colocar relva artificial ou colocar estrados amovíveis por exemplo. No entanto, também pode querer reservar uma área do seu jardim para comer ou descansar à sombra e diferenciá-la do resto. Colocar um solo diferente é o primeiro passo.

Em ambos os casos só precisa de se certificar de que o solo original, seja de cimento, azulejo ou terra, esteja plano e nivelado e depois já poderá começar.  Ambas as opções têm a vantagem de poder adaptá-las a qualquer espaço. No caso dos rolos de relva artificial pode cortá-los ao tamanho desejado, e no caso dos estrados vêm em pacotes de diferentes unidades, e pode comprar tantos pacotes quantos necessitar para cobrir o seu espaço.

Mantenha os seus vizinhos afastados com um painel de privacidade

Por vezes gostaríamos de desfrutar mais do nosso jardim ou terraço, mas sentimo-nos observados pelos vizinhos, pelas pessoas que passam na rua… então a solução mais rápida, fácil e barata é cobrir a nossa cerca com uma vedação de privacidade. Também tem a vantagem de vir em rolos, existem diferentes tamanhos e alturas, e além de juntar diferentes unidades, podemos cortá-los no tamanho desejado. 

E se o que queremos é separar diferentes espaços no nosso jardim ou esconder um espaço que não tenha uma vedação, também podemos conseguir isto com toldos laterais. Além disso, a maioria dos toldos laterais Outsunny são enrolados ou dobrados, de modo que, uma vez retraídos, ocupam muito pouco espaço.

Não se esqueça de acrescentar um toque de cor com plantas e flores

Adicionar um toque de cor, vida e alegria ao seu espaço exterior é indispensável. Escolha bonitas floreiras e enchê-las com plantas. Também poderá cultivar e colher as suas próprias colheitas com uma horta vertical. Um jardim com plantas naturais é uma alegria. Sentir-se rodeado pela natureza, a respirar ar fresco … Que mais se pode pedir?

Mas se as plantas não são o seu, não tem tempo para cuidar delas ou vive num lugar onde está muito calor e teme que durante o Verão todas elas morram, não entre em pânico. As plantas artificiais são candidatas dignas de substituir as naturais e dar ao seu terraço o toque mágico de que necessita para ser a inveja dos seus vizinhos, amigos e família.

Proteja-se do sol com um toldo ou chapéu de sol

Se não tiver um alpendre, assegure-se de que se protege do sol durante o dia. Dependendo da função que deseja dar ao seu espaço ou à área a ser protegida, pode fazê-lo de diferentes maneiras.

Se a área a proteger estiver perto da fachada da sua casa e estiver à procura de uma alternativa permanente, um toldo de parede é a escolha perfeita. Todos os toldos de parede Outsunny são retrácteis. A maioria delas é facilmente aberta e fechada com uma manivela. E temos alguns modelos, que para além da manivela, podem ser definidos automaticamente por controlo remoto. Um toldo de parede é também uma das melhores opções para varandas.

Se quiser criar um espaço com mais privacidade e diferenciá-lo do resto do seu terraço ou jardim, uma tenda ou pérgola é a melhor opção. Neste caso, deve ser claro se está à procura de uma opção mais permanente ou ocasional. Se quiser uma opção amovível, é melhor optar por uma tenda dobrável, pois poupar-lhe-á tempo cada vez que a for utilizar e armazenar.

E se estiver à procura de uma área sombreada perto da piscina ou uma opção temporária de sombreamento, então um toldo de vela é a escolha indiscutível. No entanto, necessitará de 3 ou 4 pontos de âncora, dependendo se optar por uma opção triangular ou quadrada. O ideal seria ter um muro, árvores… mas se ainda faltam alguns dos pontos, pode também instalar um poste adicional para segurar a peça em falta.

Coloque uma piscina na sua vida se tiver espaço

Quer tenha filhos em casa ou não, se o seu espaço o permitir, não hesite em instalar uma piscina. O Verão é longo e certamente apreciará poder refrescar-se com o calor. Para não mencionar o quão relaxante pode ser dar um mergulho à noite antes de ir para a cama. E por falar em relaxar, e ocupar menos espaço, existem os SPAs, com mais de 100 jatos de água para lhe dar uma massagem relaxante! Além disso, os SPAs Outsunny vêm com todos os acessórios incluídos para a sua utilização e cuidados, tais como o purificador e a tampa para o cobrir.

E se tiver uma piscina ou SPA, agora não pode perder pelo menos um par de espreguiçadeiras para se deitar e apanhar um pouco de sol ou simplesmente deitar-se para descansar, respirar ar puro, ler um livro, consultar os seus e-mails no seu telemóvel ou ouvir música. E sem piscina também se pode fazer um pequeno cantinho de relaxamento 😉

Manter tudo em ordem com um armário ou um abrigo de jardim

Não há nada melhor do que poder desfrutar da sua varanda, terraço ou jardim com tudo em ordem. Sem as suas ferramentas de jardim à vista, os seus acessórios de piscina ou mesmo as suas bicicletas. Dependendo do que pretende armazenar e do espaço que tem disponível, existem diferentes soluções de arrumação de exterior. Desde um armários de aço ou madeira para a sua varanda até um grande abrigo de jardim. Também pode optar por uma baú de jardim se os artigos a armazenar forem mais pequenos ou se simplesmente quiser um lugar para guardar os seus insufláveis ou jogos para a piscina.

Transforme a sua varanda no seu local preferido

Se vive num apartamento e não tem um terraço ou jardim, tudo bem! Há também ideias incríveis para ter um espaço agradável na varanda. Dependendo do tamanho da sua varanda, pode escolher uma ou outra opção, mas mesmo nas varandas mais pequenas, pode sempre colocar uma mesa suspensa na cerca e duas cadeiras dobráveis. Para que possa desfrutar de um delicioso pequeno-almoço na primeira hora da manhã ou tomar um chá ou café após o jantar.

E dependendo da largura, pode mesmo caber um conjunto de sofás pequenos. Ou uma cama rede de tecido com uma estrutura de madeira que são tão compactas e “fofas” que até ficam bem dentro de casa se tiver um espaço ao lado da cama para ler um livro ou ver televisão.

Mova a sua sala de jantar para o terraço

Embora agora com aquecedores ao ar livre em qualquer altura do ano possa ser bom para refeições ao ar livre, a Primavera e o Verão são as estações perfeitas para refeições ao ar livre. Ter um espaço adequado como o que temos na sala de jantar é essencial para nos sentirmos à vontade e nunca nos cansamos de repetir. Além disso, jantares estrelados com uma brisa suave são um prazer e revitalizantes, para começar o dia seguinte com mais entusiasmo e um melhor humor. Escolha o seu mobiliário exterior pensando realmente em suas necessidades. Há muitos de vocês em casa? Costumam encontrar-se com amigos ou familiares? Não faz sentido ter um conjunto de jantar ao ar livre para 8 pessoas se houver normalmente 2 de vós. As mesas e bancos dobráveis são ideais para festas e celebrações e podem até ser trazidos por um dos convidados.

E não podemos esquecer um dos elementos mais importantes, a comida! Há sempre alternativas como encomendar pizzas ou cada um trazer um prato diferente, mas se quiser aproveitar o bom tempo para cozinhar ao ar livre, não há nada melhor do que um churrasco. E não é preciso ter muito espaço para isso, há opções compactas, dobráveis e até de mesa, por isso não há desculpa para um bom churrasco. Churrasqueira a gás ou à carvão? Tem alguma dúvida? Dê uma olhada no nosso post Churrasqueira a carvão ou a gás? Qual escolher? e tire sua dúvida.

Crie uma área exterior relaxante

Algumas pessoas preferem jantar na sala de jantar habitual e depois sair para conversar com os convidados ou deitar-se e ler um livro. Ou tomar uma bebida a meio da tarde no sofá. Assim, em vez de uma mesa e cadeiras, o que precisa para mobilar o seu terraço é um conjunto de sofás de exterior. Vêm em tamanhos diferentes, com mais ou menos lugares sentados, e a maioria vem com uma mesa de apoio e almofadas.

Pode também ter a sorte de ter espaço para ambos e criar um ambiente incrível. Neste caso, e se quiser que tudo esteja em harmonia, pode optar pelo mesmo estilo ou por estilos semelhantes de mobiliário, embora o contraste também esteja na moda. Por exemplo, existem conjuntos de mesa e de jardim fabricados em vime sintético, bem como conjuntos de sofás de vime PE. Inclusive pode até mesmo combiná-los com as espreguiçadeiras de jardim.

Divirta-se ao ar livre

E como se todas as opções que lhe demos até agora para desfrutar do ar livre não fossem suficientes, se tiver um pouco de espaço, elas multiplicam-se. E se há crianças em casa, ainda mais. Divertir-se enquanto se exercita o corpo é uma grande ideia, mas tenha cuidado para não estar directamente exposto ao sol nas horas de ponta e beber muita água para se manter bem hidratado.

Para os mais pequenos, os castelos insufláveis são incríveis, e há alguns com pequenas piscinas, cestas de basquetebol e até mesmo pistolas de água. Também pode instalar baloiços no jardim, ou um trampolim. Existem alguns com uma elevada capacidade de carga, de modo que até um adulto pode saltar sobre eles. E para pais e filhos partilharem o tempo de jogo, o melhor é um aro de basquetebol, mini redes de futebol ou mesmo uma mesa de pingue-pongue. Evidentemente, é aconselhável não o deixar ao ar livre ou protegê-lo.


Agora que lhe dissemos algumas ideias para adaptar o seu espaço exterior às suas necessidades, encorajamo-lo a visitar o nosso website Aosom.pt e a nossa categoria Varanda e Jardim para que possa ver todos os nossos produtos. E se ainda tiver dúvidas sobre que produtos escolher, é uma ocasião perfeita para dar uma olhada aos nossas guias de compras

Foto da capa: Foto de Souranshi Fashion and Lifestyle Magazine em Pexels

Também pode gostar de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *