gato escondido atrás de uma planta
Animais de estimação BLOG

13 Curiosidades sobre os gatos

Em outros post falamos sobre a importância dos arranhadores para gatos, falamos um pouco sobre conselhos para viajar com eles ou até mesmo explicamos quais são os essenciais para ter um gato em casa. Mas nunca lhes contamos que curiosidades se escondem por trás desse animal tão querido e que está presente em tantas casas. Se esses peludos formam parte de sua familia, se está pensando em adotar um ou simplesmente você gosta desses felinos, siga lendo. Vamos contar 13 curiosidades sobre os gatos que talvez você não conheça.

Um ronronar cura, renova e traz esperança para nosso coração e para a nossa alma

Amara Antara

Você sabe qual a esperança de vida de um gato?

A esperança de vida de um gato doméstico é de aproximadamente uns 15 anos. Não todos os anos equivalem na mesma proporção que a dos humanos. Se não que a medida que envelhecem, poderiamos dizer que fazem mais lentamente. Ainda que as datas não sejam uma ciência exata, para você ter uma idéia, da idade humana em relação a dos gatos, esses são os cálculos:

1º ano: equivale a 15 anos
2º ano: equivale a 10 anos
3º ao 9º: equivale a 7 anos
A partir do 10º cada ano equivale a 4 em relação a dos humanos

Por exemplo, se seu gato tem 4 anos isso equivale a 39 anos humanos (15+10+7+7)

Que dorminhocos!

Ainda que de jovens costumam dormir entre 12-15 horas, os gatos podem dormir até 16-18 horas por dia. O que supõe cerca de 70% do dia. Mas uma coisa é certa, sempre estão em alerta diante de qualquer estímulo, ainda que estejam dormindo. Os que mais dormem são os adultos, por serem mais sedentários e estarem em piores condições físicas.

Você sabia que o ronronar dos gatos nem sempre indica felicidade?

Embora o ronronear seja um dos sinais de prazer mais reconhecido no mundo animal, você deve saber que nem sempre esse é o motivo pelo qual eles ronronam. As fêmeas ronronam quando entram em trabalho de parto e alguns gatos quando estão doentes ou com medo. Dizem que fazem para se tranquilizarem. Também dizem que possui uma função rejuvenecedora e regenerativa. Devido que a frequência das vibrações do ronronear promove a reparação dos ossos e tecidos. O ronronar dos gatos domésticos possui uma frequência entre 25 e 150 vibrações por segundo.

Não existe dois gatos com o nariz igual

Igual que as impressões digitais dos humanos, todos os gatos possuem o nariz diferente. Poderiamos dizer que é como sua identidade. Você nunca vai encontrar 2 iguais. Todos possuem um desenho, fendas e rugosidades diferentes e inigualáveis.

Como saber que você é um dos seus

Os gatos são muito territorialistas e se consideram os donos da casa onde vivem. Portanto, para eles, você vive em seu território.

  • Se seu gato deita de boca para cima ao te ver, isso significa que ele confia em você. Caso contrario ele não faria, já que nesta posição ele não poderia se defender.
  • Lambe sua cara, o cabelo ou as mãos? Ele está te limpando! Tome isso como um cumprido.
  • Se roça e se esfrega em você? Ele te considera seu território, “está te marcando” como parte de sua propriedade.

Você sabe o que são as vibrissas dos gatos?

Nada mais nada menos que os bigodes. E são um dos órgãos mais importantes e desenvolvidos, tanto que de nenhuma maneira se podem cortar. Possuem funções tão essenciais como a de proporcionar-lhes uma imagen 3D em distâncias curtas e circunstâncias de pouca ou nula visibilidade. E é porque os gatos não enxergam bem a menos de 30cm. Outras funções das vibrissas são:

  • Medir a velocidade do vento, detectar correntes de ar
  • Detectar vibrações e movimentos a distância
  • Comunicar-se com outros gatos
  • Analizar a temperatura
  • Medir um lugar pequeno por onde passar
  • Conhecer o tamanho do recipiente de sua comida
  • Calcular a distância das coisas ou pessoas

Os gatos possuem orelhas supersônicas

Incrível, mas é certo, os gatos podem girar suas orelhas até 180 graus. E cada uma das orelhas possui nada mais nada menos que 32 músculos, que são os que permitem movê-las para todos os sons que percebem.

Vamos nos comparar

Uma forma de conhecer vários aspectos característicos dos gatos é comparando-os com os humanos. Certeza que alguma informação será surpreendente ou peculiar.

  • Nos ganham por 38 ossos! Os gatos possuem 230 ossos e nós 206.
  • Seu coração bate mais rápido! Suas pulsações estão entre 140 e 200 por minuto, aproximadamente o dobro que as nossas.
  • Seu sentido de olfato é muito mais sensível que o nosso.
  • Sua audição é 5 vezes mais apurada que a nossa.
  • Em dedos ganhamos! 20 a 18. Eles possuem 5 dedos em cada pata dianteira e somente 4 nas trasseiras. Embora seja comum ver gatos com dedos extras.
  • A grávidez é mais curta! As gatas podem ter de 3 a 7 gatinhos a cada 4 meses. E 100 durante sua vida. Incrível não é mesmo?
  • São como os duendes! Se comprimentam roçando seu nariz.
  • Os gatos, igual que nós, enxergam em cores. Sem embargo, o número de cores é mais limitado e depende da quantidade de luz.

Você sabe o por que as línguas dos gatos são ásperas?

A língua dos gatos é rugosa e com tato áspero isso porque está formada por pequenos ganchos, que lhes ajudam a apanhar e rasgar a comida.

Exatamente, são as papilas cônicas uns pequenos filamentos cujo composto principal é a queratina. Não são pelos como muita gente pensa que é.

O motivo de seus miados

De pequenos miam para chamar a atenção da mãe e quando estão com fome. Deixam de miar para se comunicar e o fazem mediante linguagem corporal e outros tipos de sinais. Mas como nos seres humanos não os entendemos, eles recorrem aos miados para se comunicar com nós. Incrível, não é mesmo?

Você sabe o por que os gatos não terminam a comida?

Os gatos difícilmente terminam a comida, e é porque são muito previdentes e reservam parte dela para não ficarem sem nada, caso não chegue comida nova.

Também pode acontecer que somente comam no centro da tigela, e na maioria dos casos é por culpa da dimensão da tigela, que é muito estreita ou alta e causa um desconforto em seus bigodes.

Você sabia que os gatos passam 15% do dia se limpando?

Os gatos, da mesma maneira que passam mais de meia vida dormindo, também dedicam muito seu tempo se limpando. Depois de comer, se limpam imediatamente. Eles também fazem isso antes ou depois de fazer qualquer atividade ou dormir. E os principais motivos são: evitar nós; eliminar sujeira ou pulgas e resfriar o corpo quando está muito calor.

Os gatos e o Antigo Egito

Os gatos eram um dos animais que eram venerados no Antigo Egito por seus tributos. Os associava a proteção e inclusive foi considerado como a reencarnação de algum Deus. Tanto era o respeito a esse animal, que os egipicios raspavam as sobrancelhas em sinal de luto quando seu gato falecia.


Você conhece mais alguma curiosidades sobre os gatos que não tenhamos contado? Te animamos a compartilhar com nós! Ou se você tem vontade de ler mais artigos sobre gatos, te recomendamos que visite nossa categoria de Animais de Estimação.  

Também pode gostar de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *