quarto infantil decorado
BLOG Infantil e Puericultura

Ideias para decorar um quarto infantil

Você está pensando em decorar o quarto do seu filho (a) ou redecorar e não sabe por onde começar? Em Aosom.pt gostaríamos de te ajudar a montar um quarto bonito, funcional e super aconchegante. Te daremos algumas ideias para fazer com que essa mudança seja leve e divertida.

Por onde começar?

O quarto é o cómodo mais íntimo da casa, afinal é o local que usamos como refúgio depois de um largo dia. Pensando dessa forma, é muito importante que a decoração e a organização desse ambiente reflita nos nossos gostos e personalidade.

E quando pensamos no quarto infantil, não deve ser diferente. Mesmo que as crianças ainda não tenham os seus gostos e preferências definidos, é essencial que a escolha do quarto traga aconchego e segurança.

Mas a verdade é que não existem regras, o importante é que os pequenos se sintam bem e que o ambiente seja um incentivo para novas descobertas e um local de liberdade para o seu desenvolvimento pessoal.

Inspire-se no que a criança mais gosta

As crianças são curiosas e ainda estão descobrindo e conhecendo quais são os seus gostos. Mas desde pequenos, eles já possuem algumas preferências por determinados temas. Então antes de começar é importante saber quais são as cores que eles mais gostam, quais animais, os personagens favoritos ou até mesmo se gostam de música.

Com certeza eles dirão muitas coisas, mas não exagere colocando vários itens de uma vez, pois isso pode tornar o ambiente visualmente poluído. Procure usar elementos que podem ser utilizados de maneira harmoniosa e equilibrada. Por exemplo, se a criança gosta de tocar algum instrumento, coloque alguns quadros na parede referentes as notas músicais. Se ela gosta de dinossauros, aposte por decorações com esse tema, uma boa ideia seria um pequeno sofá em forma de dinossauro. Com certeza eles vão amar!

Quando você usa itens decorativos referentes aos gostos dos pequenos, além de trazer mais personalidade para o lugar, faz com que eles se identifiquem e fiquem mais a vontade. E para os pequenos que ainda não conseguem dormir sozinhos, essa é uma boa dica.

Abaixo listaremos algumas ideias para decorar o quarto do seu filho de maneira leve e divertida.

▶️ Móveis funcionais

Na hora de escolher o mobiliário opte por móveis funcionais e práticos, mas que, ao mesmo tempo possam dar aos pequenos a possibilidade de fazer escolhas. Escolha móveis que possuem o tamanho das crianças, para que elas tenham acesso a seus pertences. Escolher móveis com espaços de diferentes formas de armazenamento, também é uma boa opção. Pois assim terá espaço nas prateleiras para guardar brinquedos, livros e as gavetas para ter as roupas organizadas.

A estimulação é muito importante a idades precoces. Por isso apostar por móveis que tenham formas e cores diferentes auxilia no desenvolvimento da criatividade e da psicomotricidade.

▶️ Organizadores para os brinquedos

Bonecas, carrinhos, livros, lego, jogos de mesa … quem tem criança pequena em casa conhece a dificuldade que é manter o quarto organizado. Por isso investir em organizadores de brinquedos pode fazer uma grande diferença.

Utilizar organizadores é uma maneira de incentivar os pequenos a organizarem os seus brinquedos e também uma ótima opção para quartos pequenos. E também ensinar que depois de brincar é importante guardar os brinquedos e deixar tudo no lugar.

As opções são muitas, desde baús organizadores a estantes com prateleiras. Alguns são visualmente atrativos, com cores fortes formatos diferentes, já outros são mais minimalistas com cores claras e de madeira. Para escolher o modelo ideal é preciso saber quais são suas necessidades e o espaço que tem disponível.

▶️ Planeje um lugar para aprender

Uma das coisas que deve ser levada em consideração quando for planejar o quarto do seu filho (a) é reservar um cantinho especial. Para que ele desenvolver as suas atividades, como ler, estudar ou desenhar. Invista em pequenas prateleiras para colocar na parede e deixar os livros expostos e criar um cantinho de leitura. Coloque uma poltrona ou um sofá infantil para que eles possam sentar e ler um livro confortavelmente. Mas lembre-se coloque as prateleiras na altura dos pequenos para que assim eles possam explorar sozinhos o ambiente e assim adquirir mais autonomia.

Conjuntos de mesa e cadeiras também são uma opção. Existem conjuntos de diferentes materiais como madeira e plástico, conjuntos que podem ser utilizados por mais de uma criança ao mesmo tempo e também individualmente. As suas funcionalidades também podem variar bastante. Desde cadeira e mesa com alturas ajustáveis a bancos baús que, ao mesmo tempo que é um assento possui um amplo baú de armazenamento.

▶️ Um lugar para se divertir

Se você tem filhos mais pequenos um tapete infantil é um ótimo elemento de decoração, que ao mesmo tempo que acrescenta aconchego ao ambiente protege o seu bebé em caso de caídas. Por serem fabricados de materiais emborrachados proporcionam um bom amortecimento e absorção de impactos. Uma outra utilização, é que em geral os bebés brincam sentados ou dependendo da idade até mesmo deitados, e esses tapetes são ótimos isolantes térmicos.

Outro benefício desses tapetes é que possuem um papel muito importante no desenvolvimento das crianças. Por possuírem desenhos educativos, letras, números, cores vibrantes e uns até são em forma de quebra-cabeça, aumentam a imaginação e oferece um lugar único para que brinquem de maneira agradável e confortável.

▶️ Brinque com a imaginação das crianças

Uma maneira bem criativa de deixar o quarto dos pequenos com a sua personalidade é incentivar que eles próprios criem as suas decorações. Uma ideia muito legal e, ao mesmo tempo super divertida é fazer pinturas com guache para pendurar na parede. Podem até mesmo criar as próprias molduras com palitos de sorvete ou galhos de árvores. Não existem regras o importante é se divertirem. Para aqueles pais mais atrevidos o que vocês acham de separar uma parede e deixarem os pequenos soltarem a imaginação e criar desenhos com pintura? Você se arriscaria? Se não, criar uma parede de lousa é uma opção que vem sendo muito utilizada. Além de ser uma alternativa criativa e original. Você não vai mais enlouquecer quando chegar em casa e ver que aquela parede branquinha está riscada com lápis colorido.

As opções são inúmeras, desde criar esculturas com pasta para modelar a fazer mobile com materiais recicláveis. O objetivo é conseguir trazer um pouco da personalidade do seu pequeno para o cantinho dele.

É brincando que a criança compreende o mundo à sua volta, aprende, experimenta e se desenvolve.

Marianna Moreno


Gostou das ideias que nós propusemos? Não tínhamos dúvidas sobre isso. Mesmo assim, certamente existem muitas outras opções e encorajamos você a continuar vendo os nossos produtos de mobiliário infantil em nossa loja online. Em Aosom.pt temos uma grande seleção de móveis e complementos para você montar o quarto do seu filho (a). Com certeza você encontrará algo que te agrade. Montar o quarto junto com os pequenos com certeza acabará formando parte das lembranças da sua família

Também pode gostar de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *