Portada Beneficios do treinamento com pesos
BLOG Desportos

Os 6 benefícios do treinamento com pesos que talvez você não conheça

Você já se perguntou alguma vez o beneficioso que pode chegar a ser o treinamento com pesos? Todos o associamos a força, isso é evidente. E também, a aquelas pessoas que recorrem a sua prática somente para melhorar seu físico. Porém mais além desses benefícios já conhecidos, há outros muito interesantes. Quer conhecê-los?

Treinamento de força

Antes de começar com os benefícios, você precisa saber que os exercícios com pesos formam parte dos treinos de força. Porém, ainda que quase sempre associamos o treinamento de força com as halteres ou as barras de pesos, nem sempre é assim. Muitos deles são realizados somente com o peso de nosso próprio corpo. As flexões ou as elevações são um exemplo.

chico haciendo entrenamiento de fuerza sin pesos

▶️ Treinamento de peso corporal

Ainda que hoje falaremos específicamente dos benefícios do treinamento de força com levantamento de pesos, é importante saber diferenciar: levantamento de peso vs peso corporal. E ainda mais, se está com dúvidas entre um e outro, com certeza que a combinação de ambos é a melhor opção. Mas se você é principiante, nunca treinou ou faz muito tempo que não faz, talvez começar com os treinamentos de peso corporal possa te ajudar a conhecer melhor seu corpo e ver até onde pode exegir de si mesmo.

Se seu filho/adolescente quer começar a práticar exercícios de força deves saber que muitos professionais não recomendam o levantamento de peso excessivo enquanto os jovens não tenham alcançado sua maturidade esquelética. Isso é porque, no geral, pode causar inflamações e sobrecarga ao produzir um aumento relativamente rápido nos ligamentos, músculos e tendões. E ainda que não seja muito habitual, há casos de lesões da cartilagem do crescimento. É por isso que nesta etapa de crescimento, se recomenda o treinamento de força onde o único peso seja o do seu próprio corpo.

niños haciendo flexiones como entrenamiento de fuerza

BenefÍcios do levantamento de pesos

Se nunca te chamou a atenção fazer exercícios com halters ou uma barra de pesos, em Aosom.pt pensamos que se conhecer os benefícios que te vamos explicar, igual muda de opinião. Se te decide, pode criar um plano de exercícios ou até mesmo um plano de treino progressivo. Não vamos te fazer esperar mais, aí vão os 6 benefícios mais importantes do levantamento de peso.

1️⃣ Reduz o stress e melhora o sono

Este benefício poderiamos considerar-lo como algo común em todas as atividades físicas. Mas sim que é certo, que uma sessão intensa com halters pode te ajudar a liberar tensões depois de uma larga jornada de trabalho.

E se colocamos algo científico, podemos encontrar a respuesta, que este tipo de treinamento reduz os níveis de cortisol (causadores do stress) e aumenta os da noradrenalina, ajudando nosso cérebro a combater o stress. Do mesmo modo que liberamos seratonina, que aumenta nossos níveis de melatonina, que é o hormônio que regula o sono. Não é incrível saber o porque das coisas?

levantar pesas ayuda a conciliar el sueño

2️⃣ Ajuda a reduzir a gordura corporar

Agora pensará que nos estamos confundindo. Porque a perda de peso costuma-se associar ao treinamento aeróbico, já que durante a realização dos exercícios se queiman maior quantidade de calorias que nos treinamentos de força. Porém há estudos que demostram que, em estes últimos, nosso corpo não se limita a queimar calorias durante o treino, senão que seguimos queimando calorias até 24 horas depois.

Nos colocamos de novo em modo científico? A explicação de que isso passa é devido ao nosso metabolismo basal. Se incluímos o levantamento de pesos em nossos treinos, com o tempo nossa massa muscular aumentará e consequentemente também fará nosso metabolismo basal. Que não é nem mais nem menos que as calorias que nosso organismo necessita queimar para obter a energia suficiente para un correto funcionamento de nossos orgãos, uma adequada respiração, temperatura corporal apropriada, etc. Quanto mais massa corporal, maior será o consumo de calorias. Por tanto, a mesma ingestão de calorias, os corpos mais musculosos queimam mais calorias em repouso que os que possuem menor massa muscular. Você sabia isso?

3️⃣ Aumenta la esperança de vida

E quem não quer isso? Segundo um estudo de uma Universidade da California (Los Ángeles), as pessoas que fazem treinamentos de força possuem menor probabilidades de morrer de forma prematura. E isso relacionam ao crescimento de massa muscular. E é que um dos múltiplos benefícios desta disciplina, e que você verá mais tarde, é exatamente este.

entrenar con pesas aumenta la esperanza de vida

4️⃣ Desenvolve sua força

Ainda que seja um benefício que sabemos desde o princípio, não podemos esquecer que se realmente busca ter mais força, está é a sua melhor escolha. Os resultados evidentemente dependerão da quantidade e intensidade de seus exercícios. Mas com um treinamento pautado e progressivo, certeza que conseguirá ótimos resultados.

hombre haciendo levantamiento de pesos con unas mancuernas

5️⃣ Aumenta a massa óssea

Ao igual que passa com a massa muscular, a massa óssea também aumenta. O que se traduz em um fortalecimento dos ossos. Segundo um estudo de investigação, pode-se comprovar que a prática de treinamento de pesos aumenta a densidade óssea e os níveis de osteocalcina (um indicador do crescimento dos ossos) quase um 20%.

entrenar con pesas refuerza los huesos

6️⃣ Melhora a saúde cardiovascular

De novo não estamos nos confundindo. Ainda que o levantamento de peso não é um treinamento cardiovascular, sim que é beneficioso para o coração, já que as rotinas de resistência reduzem a pressão arterial.

Cuide de seu corpo. Ele é o único lugar que tem para viver. 

Jim Rohn

Recomendações e advertências

Com tudo o que te contamos conseguiu entender porque se recomendam nos adultos os treinamentos de peso duas vezes de vezes por semana? É benefícioso para o coração, para o sono, combate o stress, fortalece os ossos… porém STOP! Nem tudo são vantagens. Não podemos esquecer que se levantar muito peso requer precisão. É imprescindível que, se não somos expertos, nos deixamos guiar por um. Corremos o risco de nos machucar. E por último e não menos importante: lembre-se que a vezes menos, é mais. Nos treinos de força se produzem microroturas. Somente se permitirmos que essas lacerações se curem nossos músculos crescerão e ficarão mais fortes. É por isso que não é aconselhável trabalhar os mesmos grupos musculares todos os dias, pois caso contrário irá impedir a sua regeneração muscular

hombre haciendo levantamiento de pesos con una barra

Este artigo é meramente informativo, em Aosom.pt não temos competência para efectuar qualquer tipo de diagnóstico ou orientação formativa. Convidamo-lo a ir a um especialista se quiser começar a levantar peso. Por este motivo, embora já nos tenhamos informado previamente antes de fazer esta postagem, encorajamos você a compartilhar conosco mais benefícios, treinamentos e tudo o que desejar. A sua opinião é importante para nós e a sua experiência pode servir de referência para outros.

Se te apetece ler artigos similares a Os benefícios do treinamento com pesos que talvez você não conheça, te recomendamos que visite nossa categoria de Desportos.

Também pode gostar de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *