familia acampando no campo com uma tenda de campismo vermelha e laranja
BLOG Desportos Varanda e Jardim

Prepare-se para ir de férias em um parque de campismo

Já está de férias e pensas em ir acampar durante alguns dias com a família ou amigos? Se quiser ir acampar e quiser certificar-se de que não perde nada, dizemos-lhe tudo o que precisa de ter em conta para que não se veja com pressa no dia anterior à sua partida, ou pior, quando lá estiver.

Escolha onde vai dormir

Esta decisão pode condicioná-lo em vários aspectos, uma vez que, se tiver uma autocaravana ou uma campervan, há questões com as quais não tem de se preocupar no início. Para além de dormir nestas mini-casas, existe normalmente uma mesa e assentos, sanita ou frigorífico. Mas também é possível que tenha decidido acampar, mas alugando um bungalow, pelo que em está estaría na mesma situação e até diríamos que com mais conforto. Mas se o que está a pensar é em alugar apenas um campo, a primeira coisa em que precisa de pensar é no essencial, começando pela tenda e onde vai dormir.

caravana em um campo

Informe-se mais sobre os serviços do parque de campismo

Os parques de campismo, como hotéis ou apartamentos, vêm em diferentes categorias. Com base nisto, encontrará mais ou menos serviços. É importante que conheça os serviços do parque de campismo que escolheu. Embora, como regra geral, todos os parques de campismo têm casas de banho comuns e duches para que se possa lavar. Certifique-se também de que o seu campo tem electricidade. Muitas vezes tomamos como certa e nem todos eles têm esta opção.

A escolha da parcela pode fazer uma grande diferença para a sua estadia. Acima de tudo, se tiver crianças pequenas, é melhor que esteja localizado perto dos sanitários (para que não tenha de correr muito em caso de emergência). Ou se o parque de campismo tiver uma piscina ou área para crianças, é também uma boa ideia pedir que não esteja longe. De modo que caminhar não será um impedimento nem uma desculpa para não ir.

familia feliz de acampamento

Respeite as regras do parque de campismo

Quanto às regras, poderá ter algumas dúvidas sobre se lhe é permitido ter certos elementos no seu campo, ou algo tão simples como se pode fazer um churrasco durante a sua estadia. Abaixo, e a título de perguntas, mostramos-lhe algumas das dúvidas mais comuns.

É possível instalar um toldo de vela?

Mais uma vez, é melhor pedir as regras do estabelecimento que escolheu para que não haja surpresas. Mas como regra geral, é permitido. Desde que não afecte as parcelas vizinhas e não as incomode, é claro. O que pode encontrar é uma limitação de quantidade, ou seja, que só lhe é permitido ter um elemento instalado por parcela. Também é preciso ter em conta que serão necessárias árvores para poder instalá-lo, pelo que a questão da escolha da parcela que mencionámos anteriormente faz novamente sentido.

É possível levar uma churrasqueira?

Esta questão é mais delicada e difere muito mais de um acampamento para outro. Enquanto alguns acampamentos têm tudo o que precisa para o seu churrasco, outros têm grelhadores comuns onde pode trazer a sua comida, carvão e assim por diante, e cozinhá-la lá. Há também estabelecimentos onde isto é permitido, mas apenas se forem grelhas eléctricas ou churrasqueiras a gás, já que não é necessário fazer uma fogueira para cozinhar.

É possível montar uma tenda em sua parcela?

Tal como no caso dos toldos à vela, se as regras do seu parque de campismo não indicarem o contrário, não deverá haver problema para instalar uma tenda, mas esta tem de ser portátil. Neste sentido, pode encontrar tendas dobráveis e económicas que são ideais para as suas férias de campismo.

tendas de campismo

Os essenciais para o seu campismo

Se decidiu pela opção mais aventureira, talvez renunciando a um maior conforto, mas vivendo a essência do acampamento, dizemos-lhe como pode equipar o seu espaço para ser a inveja dos seus vizinhos.

A Tenda de campismo

A tenda é o elemento principal da parcela. Vamos dormir nela e ela tornar-se-á a nossa casa durante alguns dias. É por isso que é importante escolher uma tenda com a capacidade de acordo com as pessoas que nela vão estar a viver, e que tenha espaço suficiente para todos. Existem modelos com um único espaço, outros com um ou dois espaços diferenciados como quartos, etc.

tendas de campismo

Um toldo de proteção

Quer para nos proteger do sol ou da chuva, ter um toldo no nosso terreno nunca faz mal. Um toldo de vela, se tiver árvores onde o possa ancorar, pode ser uma solução muito eficaz e económica. E há também a opção de toldos de abrigo, mas estes são concebidos mais para espaços específicos, tais como a cobertura da tenda.

toldo de proteção

O frigorífico portátil

Uma frigorífico portátil é essencial se quisermos ter uma bebida fresca e até armazenar a nossa comida. Isto é essencial, especialmente no Verão. Embora o seu parque de campismo tenha provavelmente um bar ou loja onde possa comprar uma bebida fresca, sabe que a hidratação é essencial quando está tão quente, por isso a água é um elemento que não pode faltar no seu refrigerador. A maioria dos modelos tem uma ligação dupla, para o carro e para a corrente doméstica, por isso pode mantê-la em sua parcela e também levá-la consigo no carro se vai passar um dia a fazer caminhadas ou piqueniques.

frigorifico portátil de campismo

Uma mesa e cadeiras de campismo

Embora não seja 100% necessário, pois poderíamos sentar-nos no chão e também usá-lo como mesa, ter uma mesa e assentos permite-nos comer confortavelmente, poder sentar-nos adequadamente (o que o nosso corpo agradece) e apreciar a nossa refeição, algumas bebidas à noite, um jogo de cartas ou dominó, etc. As malas de campismo que incluem uma mesa e 4 lugares são um básico de sempre que nunca deixará de ser utilizada graças à sua grande funcionalidade e tamanho compacto. Ideal para levar consigo para onde quer que vá.

mesa de campismo dobrável

Uma grelha elétrica ou churrasqueira portátil

Como mencionado acima, nem todos os locais permitem fazer fogo, por isso que o ideal seria, uma cozinha de campismo a gás, uma grelha eléctrica ou uma churrasqueira a gás. Por um lado, cozinhar com gás dá-lhe a liberdade de não precisar de nada mais do que o cilindro de gás e é a melhor opção se o sítio não tiver eletricidade. Mas, por outro lado, com o grelha, é certo que é preciso ter uma tomada, mas não é preciso preocupar-se com as botijas de gás ou com a possibilidade de ficar sem combustível e de não poder cozinhar.

grelha elétrica

Um armário dobrável para utensílios de cozinha

Se planeia cozinhar muito durante as férias e vai acampar durante alguns dias, um armário de cozinha dobrável pode ser uma boa opção. Isto dar-lhe-á um espaço fixo para pratos, talheres e muito mais. Alguns modelos têm até quebra-ventos na bancada de trabalho para que a chama do pequeno fogão não se apague em caso de vento. Este, como já dissemos, é talvez o elemento menos necessário, mas se gostar de acampar e quiser fazê-lo regularmente, ficará grato por o ter, especialmente se for em grupo ou com a família, caso contrário começará a encontrar copos e pratos em todo o lado.

armário multifuncional de campismo

Acessórios de campismo

Se o seu terreno tem espaço suficiente para a tenda, mesa e cadeiras e ainda te sobra um pouco de espaço, pode considerar adicionar um pouco de conforto extra… Como? Bem, com uma cama rede ou uma espreguiçadeira. Se houver árvores, as camas redes são a opção perfeita, especialmente para a praticidade e espaço. Mas também pode optar por espreguiçadeiras dobráveis, e se o parque de campismo estiver perto da praia e não gostar de se deitar directamente no chão, terá um 2 em 1 muito confortável.   

cama rede colorida

Campismo ao ar livre em áreas permitidas

O campismo selvagem em Portugal, como regra geral, não é permitido e se for apanhado podem ser aplicadas sanções. Mas se estás a pensar em acampar ao ar livre em algum país que é permitido como no caso da Noruega ou Suíça, é possível que as suas necessidades sejam um pouco diferentes. Mas lembre-se de pesquisar antes de ir, pois a pesar de ser permitido há exceções e normas que devem ser respeitadas. Porém uma vez que saiba o local que pretendes acampar não terás quaisquer serviços à sua disposição. Então ter alguns produtos que não podem faltar.

Cama de campismo elevada

Se descansar é importante para si, esta cama de tenda é perfeita para dormir confortavelmente. E o melhor num colchão insuflável (incluído) sem estar em contacto directo com o chão. Estará protegido de insectos, chuva ou vento graças à cobertura de tecido Oxford e à malha respirável.

Tenda tipo Trocador

Este tipo de tendas de troca são muito úteis se partilharmos uma tenda com pessoas em quem não confiamos o suficiente para mudar à sua frente, se não tivermos espaço suficiente para mudar ou mesmo para colocar uma sanita química ou um duche no interior.

Sanita química e lavatório portátil

Se estiver a acampar em áreas permitidas, mas com quase nenhuma casa de banho, é importante ter um local onde se possa lavar ou aliviar. É por isso que existem sanitários químicos com depósitos e lavatórios de água limpa e suja.

Também pode gostar de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *