adolescente sentado em uma cadeira gamming jogando em seu computador
BLOG Casa Escritório

Cadeiras gamer: as “melhores” em conforto e ergonomia

Você sabe de onde vêm estas cadeiras, que à primeira vista são tão atrativas? E se lhe dissermos que elas estão entre as mais confortáveis e ergonómicas, você acredita? Se quiser saber mais sobre elas e por que razão deve obter uma, se ainda não a tem, continue lendo.

A origem das cadeiras gamer

Criada para proporcionar conforto aos jogadores já que esses passavam muitas horas sentados jogando, a cadeira gamer tem a sua origem nos jogos de corridas. O seu design é inspirado nos assentos de carros de corrida e foi criada para trazer aos usuários uma experiência mais perto da realidade possível e também mais confortável. Ao longo do tempo, estas cadeiras foram sendo adaptadas para outros tipos de jogos. E é por esse motivo que possuem esse design tão diferente, com o encosto ligeiramente curvado para dentro e aparência atrativa, com cores fortes e vibrantes.

Mas caso não soubesse, antes as cadeiras gamer que hoje conhecemos, existiram os torneios de desportos electrónicos. Os primeiros foram em 1970, porém se tornou famoso nos anos 80 em um torneio nacional americano do popular jogo Space Invaders, onde, para surpresa dos organizadores, milhares de jogadores participaram. Foi aí que começou o legado do que agora conhecemos como eSports. O Space Invaders perdeu seguidores, dando lugar a novos jogos e torneios, que ao longo dos anos começaram a ser transmitidos ao vivo e a oferecer prêmios em dinheiro.

E foram precisamente esses torneios que evidenciaram a necessidade de uma cadeira adequada, uma vez que os jogadores passavam horas, sentados jogando sem descansar. E assim nasceu a primeira cadeira gamer, em 2006.

O “boom” das cadeiras e mesas gamer

Desde o nascimento da primeira cadeira ao dia de hoje, os desportes eletrónicos, também conhecidos como eSports, cresceram exponencialmente. Jogar no computador ou no videogame se tornou um “hobby” para milhões de pessoas. Mas além do lazer, para muitos se tornou um trabalho. Podemos dizer então que, de uns anos para cá, cada vez mais adolescentes e adultos deixaram de jogar somente por diversão e tornaram o seu lazer num trabalho dentro da indústria de videojogos. Seja competindo contra jogadores de todo o mundo, formando parte de equipes, testando jogos ou como youtubers. Em consequência, tudo o relacionado com este mundo está ganhando cada vez mais seguidores e cada vez mais ofertas no mercado de trabalho.

São muitas as pessoas que já possuem uma cadeira gamer e porém são poucas as que possuem uma secretária gamer. Algumas secretárias gamer por exemplo, contam com bancadas amplas e com múltiplos acessórios que proporcionam uma experiência mais confortável. Contam com: suporte para os fones de ouvidos, porta copos e inclusive suporte para os gamepads.

Vantagens da cadeira gamer

As cadeiras gamer cada vez mais vem conquistando as pessoas. Descansos para os braços ajustáveis, apoio para a cabeça ou apoio lombar são apenas algumas das características dessas cadeiras. E inclusive existem algumas com suporte para os pés retrátil. Em princípio essas cadeiras estão fabricadas para apresentarem todos os ajustes necessários, para manter uma pessoa confortável por longas horas. Abaixo listaremos algumas características de uma cadeira gamer.

  • Modelos ajustáveis: Essas cadeiras de caracterizam por sua grande variedade de ajustes. A inclinação, por exemplo, permite-te relaxar durante alguns momentos. Já os ajustes, vai muito além de ajustar somente a altura do assento, podendo ajustar até mesmo o apoio para os braços. Tudo isso para se ajustar melhor as suas necessidades e as do seu corpo.
  • Ergonomia: Seu desenho ergonómico acrescentam um grande conforto e evitam más posturas, problemas nas costa e dores musculares. Estão pensadas para passar largas horas sentados na mesma posição.
  • Design: O grande diferencial dessas cadeiras com certeza é o design. São totalmente diferentes das cadeiras convencionais. Possuem um modelo mais moderno e muitas vezes até mesmo ousado. Além das cores mais atrativas algumas contam até mesmo com luzes LED.
  • Produtividade: Esta comprovado que, se estamos confortáveis e em um ambiente adequado, nossa produtividade, eficiência e concentração aumentam. E isto, evidentemente, reflete nos nossos resultados no trabalho ou jogando.
  • Alta qualidade: Essas cadeiras são fabricadas com materiais de alta qualidade, super-resistentes o que é ideal para te acompanhar durante muitos anos. Estão pensadas para um uso contínuo e diário.

Diferença entre uma cadeira gamer e uma convencional?

Como já mencionámos, as cadeiras gamer destacam-se à primeira vista por causa do seu aspecto. E, consequentemente, está é uma das maiores diferenças em comparação com as convencionais. O desenho, as cores e o formato diferenciam instantaneamente das outras. As cadeiras convencionais, por outro lado, mantêm um desenho mais minimalista com linhas mais refinadas. Onde se pode encontrar desde cadeiras estofadas em couro sintético com função de massagem até cadeiras mais simples (e igualmente confortáveis) com assentos de malha respirável e ajuste lombar. Outros aspectos que também as diferem são:

  • Como regra geral, as cadeiras convencionais têm tons mais neutros.
  • As cadeiras gamer normalmente possuem almofadas de apoio para a cabeça removível. Ideal para nos ajudar a não forçar o pescoço e os ombros enquanto olhamos para a frente.
  • As cadeiras gamer também possuem almofadas lombares. O seu formato é um pouco mais grande e retangular em comparação com os apoios de cabeça. Servem para manter a curvatura lombar correta durante o período que estamos sentados e, consequentemente, prevenir dores nas costas, dores lombares e tensão.
  • Os apoios de braços de algumas cadeiras gamer são ajustáveis em altura e até mesmo giratórios.

Escolher uma gamer como cadeira de escritório

O ambiente de trabalho é o lugar onde passamos a maior parte do nosso dia. Por isso, é importante que nos sintamos bem e confortáveis. Por tanto, na hora de escolher os móveis do escritório não é somente a estética que deve ser levada em consideração, mas também o conforto e a ergonomia. E é por essa razão, que as cadeiras gamer estão abrindo espaço no mercado das cadeiras de escritório. Cada vez mais pessoas escolhem um desses modelos para os escritórios das suas casas, seja para home office, jogar ou estudar.

As suas características, como vimos acima, fazem dela a solução perfeita se estivermos à procura de uma cadeira que assegure uma boa postura e ergonomia. Lembre-se que uma má postura ou uma cadeira de má qualidade pode causar problemas de saúde tais como dores musculares, desconforto e problemas posturais. Lembre-se de que estar bem sentado é essencial. Olhos ao nível da tela, costa reta, pés tocando no chão e pernas a um ângulo de 90º.

Dito isto, sentar-se bem e sentir-se confortável tem um impacto na nossa motivação e produtividade. E quando se trata de conforto, é também importante que se sinta confortável na sua cadeira. Por tanto, na hora de comprar uma cadeira, escolha de acordo com as suas necessidades e também com os seus gostos.


Se quiser conhecer mais sobre todos os nossos modelos de cadeiras e demais móveis de escritório como estantes, etc. … convidamos-te a visitar a nossa página web. Também pode se inscrever a nossa newsletter para estar ao dia de todas as novidades. E se trabalha de casa ou simplesmente passa muitas horas, sentado na frente do computador, talvez te interesse ler o nosso post sobre: Ideias e dicas para teletrabalhar em casa.

Também pode gostar de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *