meninas bebendo água
BLOG

A importância de uma boa hidratação

Provavelmente já ouviu mais do que uma vez que o nosso corpo é composto maioritariamente água, certo? E assim deve ser, mas nem sempre é, e isto pode ter consequências de vários graus. Segundo a OMS, a água é essencial para o corpo humano em todas as fases da vida.

E já sabemos que é essencial estar bem hidratado quando está a fazer muito calor e que dessa maneira se pode evitar a insolação. Mas os seus benefícios não se limitam somente a isso. É por isso que queremos falar-vos dos outros benefícios da boa hidratação e também das consequências e sintomas em caso contrário.

Os benefícios de uma boa hidratação

Como acabámos de dizer, os benefícios de uma boa hidratação vão muito além da prevenção de um golpe de calor. Embora seja normal que isso, seja a primeira coisa em que pensamos, agora que ainda estamos no Verão e depois que já tivemos pelo menos 3 ondas de calor (e as que ainda estão por vir), não é somente essa a razão. Os benefícios vão muito mais, além disso.

Sem entrar em demasiados detalhes, aqui estão alguns dos benefícios de se manter hidratado para que se possa ver como é importante:

  • Ajuda a regular a temperatura corporal
  • Mantém a pele hidratada e elástica
  • Lubrifica articulações e órgãos para um funcionamento adequado
  • Ajuda na digestão, uma vez que está envolvida na absorção de nutrientes
  • É um componente essencial do sangue
  • É essencial para que os nossos sentidos funcionem corretamente
  • Previne a retenção de líquidos
  • Realiza uma atividade de limpeza fundamental e elimina as toxinas
  • É necessário para a oxidação da gordura corporal.
  • Compensa a perda diária de água
mulher colocando água em um copo

Consequências e sintomas de uma má hidratação

No outro lado da moeda, há os problemas que podem ocorrer nos nossos corpos se não estivermos suficientemente hidratados. Os mais comuns são:

  • Retenção de líquidos no rim
  • Pode causar desidratação
  • Pode causar tonturas, dores de cabeça, fraqueza e cansaço
  • Urina escura
  • Golpe de calor
  • Convulsões e desmaios
  • Perda de consciência
  • Alterações do ritmo cardíaco

Como podem ver, isto não é motivo de brincadeira. E é por isso que é recomendado beber entre 1,5-3 litros de água por dia, dependendo do seu sexo, dieta, idade e tipo de atividade realizada. Além disso, não acha que vale a pena estar atento se habitualmente não se bebe o suficiente? No final, é fácil controlá-lo e não só vale a pena, como é necessário.

A explicação de porque devemos beber tanta água é simples, pois o que estamos a fazer é simplesmente recuperar a água corporal que perdemos diariamente através da urina, lágrimas, saliva, fezes (sim, é isso mesmo) e suor.

homem com mal estar
Foto de Andrea Piacquadio em Pexels

Conselhos e aspectos a ter em consideração

Já viu que a água potável é essencial para o bom funcionamento do nosso corpo e para se manter bem hidratado. Uma maneira fácil de nos lembrarmos daquilo com que precisamos de nos hidratar é pensar em beber pelo menos 8 copos de água por dia. A realidade, porém, é que como já vimos, a quantidade depende muito de cada corpo, época do ano, dieta, atividade física, etc.

Uma forma de calcular a ingestão diária aproximada de água é calcular 30 ml de água para cada quilo de peso. Por exemplo, um jovem com 60 kg teria de ingerir um mínimo de 1,8 litros por dia (o resultado da multiplicação de 60 kg x 30 ml/kg). No entanto, este montante pode variar ligeiramente devido ao estado da pessoa, atividade, etc.

melancias cortadas
Foto de Rodion Kutsaiev em Pexels

Embora a água pura seja a mais recomendada para a hidratação, todos os líquidos são úteis. Agora, no Verão, uma boa fonte de hidratação pode ser fruta como o melão ou a melancia, cuja composição é +90% de água. Comer alimentos ricos em água como fruta, legumes e verduras é muito benéfico para o nosso corpo e é uma boa fonte de hidratação.

mulher bebendo água
Foto de Karolina Grabowska em Pexels

Pense que quando sentimos sede, é porque o nosso corpo já tem falta de água e está a começar a desidratar. Portanto, lembrem-se que não é preciso ter sede para beber água. Idealmente, deve espalhar a sua ingestão ao longo do dia. Beber um copo de água assim que acordamos é uma boa maneira de começar o dia e ativar o nosso corpo.

mãe dando água para um bebé
Foto de Yan Krukov em Pexels

As crianças pequenas e os avós devem receber água sem que primeiro a solicitem. Isto porque as crianças ainda não desenvolveram a sensação de ter sede e os adultos mais velhos perdem-na com o tempo. E também porque, como dissemos anteriormente, quando estamos com sede, o nosso corpo já tem falta de água.

A importância da hidratação em animais de estimação

Tal como acontece com as pessoas, uma boa hidratação é vital para os animais de estimação. À semelhança do nosso, os seus corpos são compostos por uma grande quantidade de água, cerca de 70%, e é essencial que estejam de boa saúde. É por isso que deve certificar-se de que o seu animal de estimação beba água suficiente e tenha uma tigela limpa com água fresca sempre à disposição. Não se esqueça de levar consigo uma garrafa de água quando levar o seu animal para passear ou brincar ao ar livre. E em casa, uma grande alternativa às tigelas de água tradicionais são as fontes de água, que asseguram que a água limpa está sempre disponível.

cão bebendo água desde uma fonte de água

Em Aosom.pt não somos especialistas nem temos o poder de fazer qualquer tipo de diagnóstico. Portanto, embora nos tenhamos informado previamente antes deste post, encorajamo-lo a partilhar connosco mais dicas, experiências ou fornecer mais informações sobre a importância de uma boa hidratação. A sua opinião é importante para nós e a sua experiência pode servir de referência para outros utilizadores.

pessoas bebendo água

Também pode gostar de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *