casal com calor se abanando
BLOG Casa Varanda e Jardim

Como combater a onda de calor

O verão já chegou e para muitos com toda a certeza essa é a melhor época do ano. Praia, piscina, jantares com amigos ao ar livre, sair para tomar umas bebidas … quem é que não ama isso? No entanto durante essa época e com o aumento das temperaturas também chegam a tão conhecida onda de calor, que é exatamente o que está previsto para os próximos dias em Portugal e em alguns países da Europa.

Portanto, para evitar surpresas desagradáveis, é importante seguir algumas recomendações para suavizar o calor e poder desfrutar desta estação tão esperada por todos. Em Aosom.pt, neste sentido, queremos dar-lhe algumas dicas para tirar o melhor partido destas altas temperaturas e para poder desfrutar do bom tempo sem sofrimento.

Recomendações para combater o calor

Segundo a DGS (Direção-Geral de Saúde), a exposição a longos períodos de calor intenso por dias consecutivos, nos conduz à desidratação, ao agravamento de doenças crónicas, e em situações severas pode até mesmo provocar danos irreversíveis a saúde e inclusive até a morte. Por esse motivo é extremamente importante seguir algumas recomendações.

  • Permanecer algumas horas do dia em ambientes frescos e ventilados;
  • Evitar a exposição direta ao sol, especialmente entre as 11 e as 17 horas. É extremamente importante a utilização de protetor solar com fator igual a superior a 30 e renovar esta aplicação a cada 2 horas;
  • Aumentar a ingestão de água e de sumos de frutas frescas e consequentemente diminuir o consumo de bebidas alcoólicas e bebidas com elevados teores de açúcares;
  • Sempre que possível evitar atividades físicas que exijam grande esforço;
  • Utilizar roupas leves, claras e soltas. Quando estiver exposto ao sol, utilizar chapéus de abas largas e óculos com proteção solar;
  • Dar atenção especial aos grupos de pessoas mais vulneráveis, tais como recém nascidos, crianças, idosos e as pessoas doentes. Sempre lhes ofereça água e esteja atento aos sinais;
  • Cuidado com as praias nos grandes dias de calor. As radiações solares podem provocar queimaduras na pele, estar em baixo do chapéu de sol não é 100% seguro, a areia e a água do mar também refletem os raios solares e estar na água não evita queimaduras nas regiões expostas;
  • Não hesitar e pedir ajuda no caso de se sentir mal com o calor;
pessoa enchendo um copo de água

Como conseguir ambientes mais frescos

Agora que sabe o que fazer nestes dias quentes que se aproximam, o que pensa de algumas dicas para preparar a sua casa para passar os dias mais frescos? Como a primeira recomendação dizia, é muito importante passar algumas horas por dia num ambiente fresco e ventilado. E isto também é possível graças a pequenos aparelhos de climatização e piscinas. Continue a ler se estiver interessado em saber mais.

Ventoinhas para toda casa

As ventoinhas de toda a vida é uma excelente opção. Além de serem práticas e geralmente possuem um preço mais acessível. Além disso, algumas até mesmo podem ser transportadas de uma habitação a outra. As opções são diversas desde ventoinhas de coluna a ventoinhas de teto. Só para exemplificar, ter uma ventoinha móvel é uma excelente alternativa, pois poderá levá-la consigo para a sala de jantar enquanto estiver com amigos e quando acabar poderá levá-la ao dormitório para ter uma noite tranquila e agradável de sono. E sem contar sobre as ventoinhas com nebulizador. Ter um ventinho já é ótimo mais ter uma ventoinha que também tira spray de água é mais que perfeito!

Em contrapartida, as ventoinhas de teto não podem ser movidas de um espaço a outro. Mas não pense que essas não possuem as suas vantagens. Além de refrescar o ambiente, também são excelentes peças decorativas ao mesmo tempo que elegantes. Por estarem suspendidos não ocupam espaço no solo e também repartem melhor o ar, sobretudo se colocados na parte central da habitação.

Na nossa loja online as ventoinhas além de bonitas são bastante funcionais. Quem é que não gosta de um conforto? Com toda a certeza, todos né? E se dissermos que poderá deitar na sua cama ou sofá e controlar a sua ventoinha com somente um click? Isso mesmo nossas ventoinhas vêm equipadas com controlos remotos para facilitar a sua vida. Além disso, poderás escolher os diferentes tipos de velocidade, a intensidade da luz e algumas vem até com um temporizador, assim poderá programar o tempo de funcionamento. Incrível né? Sem contar com o sistema antiroubo e as lâminas retrateis que alguns modelos possuem.

ventoinha de torre na cor preta em uma sala de estar

Refresque-se com Climatizadores

E o que pensa sobre os climatizadores? Estes dispositivos têm a função de arrefecer o ambiente utilizando água ou placas de gelo no seu depósito. Embora muitas pessoas pensem que são como os aparelhos de ar condicionado, não funcionam da mesma maneira. Requerem água ou placas de gelo para trocar calor. Então não se engane. Esses aparelhos não refrigeram o ambiente, apenas refrescam. Nada mais é que uma ventoinha com um “algo a mais”.

O climatizador extrai o ar ambiente que passa pelo seu depósito e depois liberta-o com partículas de água, humidificando o ambiente. Portanto, os climatizadores não são tão eficientes como os aparelhos de ar condicionado, mas por outro lado consomem muito menos energia, o que irá notar na sua conta de eletricidade!

Os climatizadores que temos disponíveis online utilizam placas de gelo para tornar o ar mais refrescante. Isso mesmo, é tão simples como colocar as placas de gelo (incluídas) com água no congelador e quando já estiverem congeladas colocar no depósito do climatizador. Além disso, possuem 3 modos diferentes de funcionamento (normal, natural e noturno), diferentes velocidades e uma função de temporizador para que possas programar o seu tempo de funcionamento. E não podemos nos esquecer da função de ionização, que ajuda a eliminar as bactérias e germes do ambiente.

casal se refrescando na frente de um climatizador

Baixe a temperatura com um Ar Condicionado

Se desejas um aparelho de climatização mais completo o ar condicionado é a melhor opção. Esse em contraste com os climatizadores sim que refrigeram o ar de maneira eficiente. Na prática esse aparelho captura o ar quente do ambiente e coloca em conctato com o líquido refrigerante que arrefece o ar e libera novamente no ambiente. Esse processo ocorre diversas vezes fazendo com que a habitação fique mais fria chegando a temperatura desejada.

Ao contrário dos climatizadores que podem ser transportados de um ambiente a outro, esses a pesar de serem móveis, possuem uma maior limitação. Não é necessária uma instalação especializada e complicada, é mais simples do que aparenta. Eles já vem com todos os acessórios incluídos e o manual de instruções com todos os passo a seguir para facilitar o processo. Para exemplificar de uma maneira mais simples esses ares condicionados necessitam estar com o tubo de exaustão instalado para fora do ambiente, porque é através desses que o ar quente é liberado. Simples não é mesmo?

ar condicionado portátil em uma sala de estar

Toldos para uma maior proteção solar

As ações para arrefecer o nosso interior não são apenas no interior da casa, mas também no exterior. É aqui que entram os toldos. A fim de manter o ar fresco dentro de casa, é também importante evitar o menor impacto do exterior. Afinal de contas, também não faria sentido ter o ar condicionado a pleno vapor e as janelas ao sol, não é verdade?

Por essa razão que um toldo de fachada é uma excelente solução. Segundo os especialistas se baixamos o toldo vinte minutos antes de ligar o ar condicionado, se pode notar uma queda de temperatura entre quatro ou cinco graus num curto espaço de tempo. Incrível né? Tudo isso, porque grande parte do calor que vem do sol é repelido e o restante fica retido no tecido.

Dessa maneira, você além de estar fresco dentro da sua casa também estará a economizar na fatura de energia elétrica. E não pense que somente os toldos de fachada cumprem com essa função, os toldos velas também são uma opção. Esses toldos poderão ser colocados tanto próximos das janelas e portas, como no seu jardim. Além disso, é uma ótima opção para proteger os miúdos enquanto se brincam na sua casinha de madeira ou para proteger o seu conjunto de mesa e cadeiras enquanto desfrutas de uma agradável comida com amigos.

casa com um bonito toldo vela na cor bege e com mobiliários de jardim em baixo

Piscinas para se divertir

E por último mas não menos importante as piscinas. Para espantar o calor nada melhor que uma piscina, não é mesmo? Elas são uma grande aliada para esses meses mais quentes do ano. Além de ser uma boa maneira de afastar o calor ao mesmo tempo é uma boa opção para se divertir com os amigos e famílias. E nem comentaremos sobre os miúdos né? Que criança que não gosta de estar na água?

As opções são inúmeras e não tem desculpas caso não tenhas um grande jardim. Aqui poderás encontrar piscinas insufláveis que são super compactas e com certeza caberá no balcão de seu apartamento ou no pequeno pátio, sobretudo se vivem em uma planta baixa, caso contrário certifique-se que possa suportar o peso. Mas para aqueles que possuem mais espaço uma piscina desmontável é a solução perfeita. Além de serem grandes e perfeitas para acomodar uma família, estas piscinas vêm equipada com uma depuradora com filtro para purificar a água. Dessa maneira não terás que ficar pendente de limpar sempre que a utilizar.

Mas lembre-se, é muito importante estar protegidos com protetores solares. Quando estamos molhados temos a sensação que o sol não queima, mas é completamente o contrário. Queima sim e por isso é importante passar o creme solar.

pai e filha nadano em uma piscina em um dia ensolarado

Para aproveitar já que estamos a falar do calor, o que acha de ideias de jogos para brincar com os miúdos? Dê uma olhada em nosso post 10 ideias para brincar com água e se refrescar neste verão em casa, com certeza encontrarás algum jogo para se divertir.

Também pode gostar de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *