casal em frente de uma lareira
BLOG Casa Varanda e Jardim

Prepare o seu lar para a chegada do frio com aquecedores e lareiras

O outono já chegou e com ele as folhas das árvores começaram a cair. As que ficaram tornaram-se amarelas, laranjas ou até avermelhadas. As noites chegam mais rápido e a temperatura já está mais baixa. Estamos a abrir caminho para o inverno e tudo o que mais queremos é estar confortáveis e quentinhos. Por isso em Aosom.pt selecionamos diferentes tipos aquecedores e lareiras para que desfrute de uma noite de filmes e pipoca com a família, quentinhos na sua casa. 

Em noites de inverno, um bom vinho, lareira e muito carinho

Édio Guimarães

O que fazer nos dias mais frios?

Com o frio se aproximando é hora começarmos a aquecer as nossas casas. Por isso, chegou a hora de ligar os aquecedores e as lareiras, para poder desfrutar de dias de aconchego e tranquilidade com a família. Ficar no conforto do nosso lar é uma das melhores coisas do frio. E pode proporcionar momentos e experiências maravilhosas ao lado de quem amamos. Afinal quem não gosta de estar quentinho em casa não é?

O que acha de fazer uma sessão de cinema com os pequenos? Todos nos sabemos que com a rotina corrida do dia a dia fica difícil acompanhar as estreias dos filmes no cinema. Pensando nisso, separar um dia para assistir um filme em casa é uma ótima dica para curtir um momento divertido no conforto do seu lar. E para esse dia ficar ainda melhor só uma pipoca para acompanhar.

Colocar a leitura em dia também é uma excelente ideia. Certamente tem um livro separado e faz tempo que quer começar a ler mais nunca acha o momento certo. Com o frio estamos mais acostumados a ficar em casa, então não acha que é um ótimo momento para tirar esse livro da prateleira? Um bom livro acompanhado com uma xícara de chocolate quente e uma manta é um programa relaxante e engrandecedor.

E o que acha de fazer uma reunião com os amigos? Comer uma boa refeição e colocar a conversa em dia? Pode preparar um fondue ou uma tábua de frios e acompanhar com um bom vinho. Com toda a certeza esse é um programa perfeito não é?

Sem dúvida todas essas dicas ficarão ainda melhores se a sua casa estiver bem aquecida. Os aquecedores além de aquecer os ambientes, proporcionam mais aconchego e conforto.

Tipos de aquecimentos

O frio nunca está só de passagem. Ele vem para ficar durante longos meses! Por isso é importante escolher o tipo de aquecimento adequado. Para que o seu lar fique mais agradável para toda a família. Mas quais são as opções de aquecimentos?

  •  Radiadores: Com certeza esse é um tipo de aquecimento mais presente nas casas. Os radiadores funcionam através de um sistema que fornece calor para toda a casa, sendo fixo em um único ponto onde espalha o calor aos demais espaços através de uma tubulação onde ocorre a circulação de água quente
  • Piso aquecido: O piso aquecido também conhecido como piso radiante ou piso térmico pode funcionar de duas maneiras: sistema elétrico ou sistema hidráulico. O sistema elétrico como o próprio nome já diz, é feito com cabos calefatores (resistência elétrica), já o sistema hidráulico funciona através de uma tubulação que se encontra em baixo do contra piso, por onde passa água aquecida
  • Lareiras tradicionais: Com certeza esse é o sistema de aquecimento mais antigo e ainda muito presente em várias casas. A tradicional lareira é composta por uma base onde se coloca a lenha para queimar e uma chaminé na qual permite a saída do fumo
  • Lareiras elétricas: As lareiras elétricas simulam as tradicionais, mas são elétricas. Alguns modelos possuem até mesmo o efeito de chama realista
  • Aquecedores: Os aquecedores podem ter várias maneiras de funcionamentos, existem os aquecedores elétricos, a gás, cerâmicos, a óleo, entre outros. A função é a mesma, aquecer o ambiente. A melhor escolha dependerá do local onde quer colocar e quais são as suas necessidades

Agora que você já conhece quais são os principais tipos de aquecimentos, abaixo explicaremos um pouco melhor os dois tipos que temos disponíveis.

Aquecedores Cerâmicos

Os aquecedores cerâmicos funcionam através da resistência elétrica, mais o que o difere dos outros é que esse possui uma placa de cerâmica em seu interior. Uma vez quente esse aquecedor pode esquentar o ambiente de maneira uniforme. Outra característica desses tipos de aquecedores é que alguns possuem um dispositivo de segurança. Em outras palavras o aquecedor desligará automaticamente em casos de superaquecimento ou caídas acidentais.

Além disso, pode escolher entre os portáteis ou os que ficam presos na parede. As funcionalidades podem variar de acordo com o modelo. Em alguns poderá programar uma temperatura específica e quando o ambiente atingir essa temperatura o aparelho se desligará automaticamente. Da mesma forma, também se pode passar, quando o ambiente estiver mais frio que a temperatura programada, o aquecedor ligará. A função de temporizador também é uma das suas funções. O tempo depende de cada modelo, mas é ótimo para ajustar de acordo com as suas necessidades. E para acabar, mas não menos importante, poderá controlar o seu aquecedor através do controle remoto ou da tela LED.

Lareiras Elétricas

As lareiras elétricas simulam uma lareira tradicional, com a diferença que são mais acessíveis e não necessitam grandes reformas. Há inclusive modelos que simulam a típica chama e a imagem de um tronco queimando para acrescentar maior realidade. A grande diferença para as lareiras tradicionais é como o próprio nome diz, são elétricas e consequentemente não precisam de lenha, carvão, pellets ou qualquer outra matéria-prima.

Outra grande diferença é que essas possuem uma temperatura ajustável, em alguns modelos poderá programar uma temperatura e quando o ambiente atingir a temperatura a lareira se desligará automaticamente. Da mesma forma, passará quando a temperatura for superior a programada, a lareira se ligará automaticamente. Só para exemplificar, temporizador, controle remoto, tela tátil, efeito de chama sozinho ou efeito de chama combinado com a função de aquecimento são algumas das características destas lareiras. Tudo depende do modelo que escolher, tanto as funções como o desenho podem variar.

Existem os modelos que são portáteis, e, ao mesmo tempo muito práticos, porque poderá levar de um ambiente para o outro segundo as suas necessidades. E também os que podem ser instalados na parede.

Aquecedores de Exterior

Não é só dentro de casa que temos que pensar. O espaço exterior também pode ser aquecido, para aproveitarmos momentos em família ou com amigos na varanda, ou no jardim. Existem vários modelos disponíveis, no entanto, com diferentes formas de funcionamento. O ideal é que a sua escolha se baseie no espaço que tem disponível e de acordo com as suas necessidades.

Os aquecedores de exterior a gás são ideais para espaços mais amplos. É um tipo de aquecimento eficiente e o melhor é que, por ser portátil, poderá levá-lo de um lugar para outro. Já os aquecedores elétricos de teto são menos versáteis. Por estarem suspensos no teto não podem mover de um lugar para outro, são menores e ideais para uma área mais pequena. Alguns modelos além de possuírem a função de aquecimento, também funcionam como candeeiros, podendo utilizar a luz LED com ou sem o aquecimento ligado.

Acessórios

Conforme explicamos as opções de aquecedores são diversas assim como os acessórios. Existem acessórios que são somente decorativos, mas outros que são essenciais. Começamos por aqueles que possuem uma larreira tradicional em casa.

A frente para lareira é uma estrutura que tem como função proteger as pessoas e os animais de estimação das chispas que a lenha pode desprender. Além disso também pode ser usada como decoração. São flexíveis e podem se adaptar aos diferentes tipos de lareiras.

Quem tem uma lareira tradicional em casa sabe que a lenha é essencial para o seu funcionamento. E ter um suporte para lenha por perto às vezes facilita muito e ainda mais se ele tiver acessórios. Além de ser um suporte decorativo é muito funcional e indispensável para quem tem lareira em casa.

Para aos que possuem radiadores, certamente muitas vezes já pensou que gostaria que fossem mais bonitos estéticamente. Ou para os que possuem filhos pequenos em casa, que seria mais seguro se tivesse uma cobertura. As coberturas de radiadores além de dar um toque de elegância e decoração ao também protege os mais pequenos evitar possíveis queimaduras.


Agora você já conhece os modelos e as principais diferenças entre os tipos. Te encorajamos a fazer uma visita no nosso site Aosom.pt e entrar na nossa sessão de lareiras elétricas e aquecedores e escolher o modelo que melhor se adapta as suas necessidades e aproveitar as promoções.

Também pode gostar de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *