cena de um cementerio em uma noite de halloween
BLOG Casa Infantil e Puericultura

Ideias para celebrar este Halloween 2022

O dia 31 de Outubro é celebrado em muitas partes diferentes do mundo. É também conhecida como Halloween ou Véspera de Todos os Santos. Nos Estados Unidos, é celebrado com grande entusiasmo. As crianças vestem-se com trajes assustadores e vão de porta em porta pedindo doces e outras guloseimas. Da mesma forma, os adultos também se vestem com fatos e assistem frequentemente a festas de fantasia à noite. As celebrações de Halloween são também populares no Canadá, México, Austrália, Nova Zelândia e partes da Europa, tais como aqui em Portugal, bem como Espanha, França e Itália.

Perguntas frequentes sobre o Halloween

Se estiver um pouco desorientado e não souber que dia é o Halloween este ano 2022, anote na sua agenda, é 31 de Outubro e cai a uma segunda-feira. E terça-feira 1 de Novembro é o Dia de Todos os Santos e é um feriado.
À primeira vista pode parecer um nome inventado que não tem qualquer significado, mas não é esse o caso. O nome Halloween vem da contracção da frase All Hallow's Eve, que significa véspera de Todos os Santos.
Adoptada a partir do trick or treat em inglês, esta expressão não é basicamente 100% fiel ao seu significado, uma vez que não é realmente uma travessura como tal, mas sim uma piada, um susto ou uma partida que se joga se não se consegue o que se quer, onde a recompensa seria um doce na maioria dos casos.
Se não sabe como esvaziar uma abóbora para o Halloween ou como decorá-la, no nosso post Como fazer uma abóbora de Halloween em 10 passos? Contamos-lhe tudo sobre isso. Não o pode perder!
É uma celebração de origem celta. As suas raízes vêm de Samhain, um antigo festival celta que celebrava o fim do Verão e o fim da colheita. Esta é a origem das famosas abóboras.

Preparados para o doçura ou travessura?

No Halloween, as crianças vestem-se com fantasias e vão de porta em porta para pedir doces. Diz-se que a tradição do doce ou travessura teve origem no antigo festival celta de Samhain, que era celebrado quando os mortos eram autorizados a regressar e caminhar entre os vivos. Além disso, é também um dia para os pais se tornarem criativos com os trajes dos seus filhos. Desse modo com estas ideias pode ter um Halloween divertido e seguro com os seus filhos.

  • Certifique-se de que o seu filho está confortável na sua fantasia, escolhendo uma que não seja demasiado pesada ou restritiva.
  • Usar maquilhagem com moderação, se é que o faz. Se usar maquilhagem, certifique-se de que não é tóxica e que é lavável. Se quiser ideias de maquilhagem fácil, aqui estão 3 ideias muito atrativas e fáceis de fazer.
  • Dê ao seu filho uma lanterna para que ele possa ver para onde vai durante a noite.
  • Cuidado com os carros: certifique-se de que o seu filho só anda em passeios e não na rua ou em parques de estacionamento.
  • E por último, mas quase mais importante, pensar que a sua casa é também um lugar onde se pode petiscar. Portanto, prepare alguns doces ou guloseimas para que os possa oferecer às crianças que vão a sua casa.
crianças fantasiadas de múmia

Os clássicos para celebrar o Halloween

Parece que é a mesma coisa todos os anos, mas na realidade os melhores planos e coisas a fazer são os que duram no tempo. Caso contrário, já teriam sido descontinuadas há muito tempo, não acha? Assim, embora se possa colocar um pouco de imaginação e inovação nas suas celebrações, os clássicos nunca saem de moda, e é certo que se divertirão muito, seja com amigos ou família.

boneco em uma noite de terro

Noite de horror

É o dia perfeito para ver filmes de terror ou contar histórias assustadoras. Aproveite esta última opção para se vestir como as personagens, com isto e alguns sustos inesperados, fará mais do que uma pessoa na sala gritar. E não se esqueça das pipocas!

casal fantasiados em uma noite de halloween

Concurso de fantasias

É um dia ideal para um concurso de trajes. E se forem poucos, podem até preparar um desfile e ter um jogo surpresa. Claro que teria de fazer o sorteio alguns dias antes, as opções em pares, e o dia de Halloween: surpresa! Quem será o seu parceiro no concurso?

fantasia de abóbora assustadora

Jogos assustadores

Um scape room assustador pode ser uma ideia maravilhosa para este dia. Pode procurar se existem scape’s room perto de onde vive, e pode até encontrar alguns online para fazer com os seus amigos ou família em casa.

pizza de halloween

Refeições aterrorizantes

E nenhum dos 3 planos anteriores será o mesmo se não os acompanhar com uma boa refeição. Portanto, é tempo de encontrar o equilíbrio entre os pratos de que mais gosta e como torná-los aterradores, para que sejam ainda mais apetitosos neste dia.

Um Halloween sem medo também é possível

O Halloween é um feriado que tem sido celebrado há séculos. Algumas pessoas pensam no Halloween como a noite mais assustadora do ano porque o associam a fantasmas, bruxas e outras coisas assustadoras. Contudo, há muitas coisas divertidas a fazer com as crianças no Halloween que não envolvem qualquer tipo de receios. Aqui estão algumas ideias para desfrutar de um Halloween sem medo:

manualidades para halloween

Decorar a casa

Uma actividade ideal é fazer artesanato com as crianças para decorar a sua casa. Pode usar cores como o laranja, preto e roxo, que são as mais associadas a este feriado, juntamente com os branco das teias de aranha e dos fantasmas.

lanterna de abóbora

Lanterna de abóbora

Fazer uma lanterna artesanal com uma abóbora é uma das actividades que as crianças mais gostam, e os resultados são incríveis. Pode encontrar as instruções passo-a-passo no nosso blogue. Também se pode fazer uma torta de abóbora enquanto se esvazia a abóbora.

doces típicos de halloween

Doces típicos

Cada comunidade e região tem os seus próprios doces típicos, para que possa assar os seus ou aproveitar a oportunidade para conhecer as deliciosas iguarias de outras regiões.

Receitas divertidas

Que tal comer múmias, monstros, fantasmas, ossos e ratos hoje em dia? Está tudo bem por um dia, certo? É claro que estamos a brincar, mas apenas a brincar a meio. Pode transformar todos os pratos do seu menu em ideias originais para este dia, desde entradas, aperitivos, uma pizza acabada de assar ou sobremesas.

As bruxas montam suas vassouras, os fantasmas perambulam pelas ruas e a lua ri e sussurra: “É Halloween!”

Feliz Halloween

Também pode gostar de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *