As pessoas estão cada vez mais conscientes de que a exposição excessiva aos raios do sol pode ser prejudicial para a nossa pele e nossa saúde. Cada vez que o sol age mais fortemente em nosso planeta e é muito importante que saibamos agir a esse respeito. A exposição excessiva ao sol pode levar a problemas como desidratação, febre, queimaduras solares, dores de cabeça e até câncer de pele.

Isso não significa que não devemos tomar sol, porque também nos traz benefícios, mas devemos estar cientes de que exceder um limite e não ser suficientemente protegido pode prejudicar nosso corpo.

Os guarda-sóis com proteção solar nos últimos anos tornaram-se um complemento essencial para combater os meses mais quentes. O guarda-sol é o complemento perfeito, mas também é importante tomar outras precauções, como o uso de protetor solar, beber muita água ou evitar o sol no meio do dia.

Vantagens de guarda-sóis com proteção UV

A verdade é que nem todos os guarda-sóis, por mais parecidos que pareçam, protegem da mesma maneira. Você deve ter em mente que não sempre que pomos abaixo de um guarda-sol somos protegidos dos raios ultravioletas. É por isso que você deve prestar atenção ao comprar um guarda-sol ou outro. Você deve ter cuidado se tiver proteção contra os raios UV.

Um guarda-sol que não tenha proteção solar suficiente pode causar queimaduras na pele como se estivéssemos sob o sol, por isso tenha cuidado.

Muitas vezes, por causa da pressa ou de economizar alguns euros, acabamos comprando o primeiro ou o guarda-chuva mais barato que encontramos, mas é melhor perguntar ao vendedor que nível de proteção solar o guarda-sol oferece.

5 aspectos a considerar antes de comprar um guarda-sol

Tamanho O tamanho é um dos aspectos mais importantes na compra de um guarda-chuva. Antes de comprá-lo, você deve levar em conta as dimensões do local onde deseja colocá-lo, pois dependendo dele você deve comprar um ou outro. Se você tem um espaço muito grande, é melhor comprar um muito grande para que várias pessoas possam se refugiar do intenso sol de verão. Mas se o seu pátio é pequeno, talvez um dos muito grandes não seja a melhor opção para protegê-lo do sol.

Caso queira colocar o guarda-sol sobre uma mesa, os especialistas recomendam que o tamanho do guarda-sol seja o mesmo da mesa, acrescentando 50 cm de cada lado.

Poste O poste deve ser colocado em uma altura ideal para que ele execute sua função corretamente. Isso deve sempre ser alto o suficiente para não obstruir a passagem, no entanto, definindo-o muito alto, ele também deixaria de fazer sua função de proteger do sol, por isso é muito importante que você encontre o ponto médio perfeito. Normalmente, o tamanho dos postes de guarda-sóis é de aproximadamente 2,25 metros de altura, pelo menos, certifique-se que mede 2 metros.

Base Se você quer que seu guarda-chuva permaneça forte, você deve comprar uma base de boa qualidade. Uma base estável poupará muitas dores de cabeça no futuro por causa do vento. Há também muitos tamanhos e formas, a coisa mais importante é que, antes de comprá-lo, seja claro sobre o tamanho do seu guarda-sol para que ele possa ser comprado como uma medida. Quanto mais longo o poste de seu guarda-sol, maior e mais pesado você precisará da base para mantê-lo firme. Por exemplo, se o guarda-sol tem um diâmetro de 2m, então você precisa de uma base de 30kg. Se você tem um guarda-sol de 2,25, você precisa de uma base de 34 kg e assim por diante.

Manutenção Como qualquer produto, para ser mantido em boas condições, você precisará de um mínimo de manutenção. Recomenda-se o uso de um lubrificante para que as dobradiças não enferrujam. Finalmente, é muito importante fechar o guarda-sol quando ele não estiver em uso.

Materiais Existem diferentes tipos de materiais, mas recomendamos que, ao comprar um guarda-sol, você tenha certeza de que ele é feito com alumínio reforçado. O alumínio é um dos materiais mais utilizados no exterior, pois é resistente à corrosão, pelo que pode permanecer ao ar livre durante todo o ano, se necessário. Outra opção também é a madeira, já que esteticamente é muito boa, mas requer uma manutenção maior. Finalmente, se nos referimos à lona guarda-sol do guarda-sol, o melhor material é o poliéster, pois é muito resistente e tem ótima proteção solar.

Que tipos de guarda-sóis existem e o que escolher?

Atualmente, existem muitos tipos de guarda-sóis, materiais, formas e cores muito diferentes. Então é normal que ao comprar um você tenha dúvidas sobre qual é a melhor opção. Em seguida, vamos mostrar-lhe 3 tipos de guarda-sóis para escolher o que mais gosta.

Guarda-sol parasol padrão

Esse tipo de guarda-sol é o mais padrão, pois inclui apenas o polo e a tela típica em formato circular. É um tipo de guarda-sol que normalmente funciona muito bem e a maioria das pessoas opta por este modelo em sua primeira compra. Recomendamos este modelo de guarda-sol redondo em oferta.

Sombrinha dupla guarda-sol

Este tipo de guarda-sol tem um design muito elegante e, além de seu tamanho grande, oferece muito mais espaço de sombra. É ideal para o parque, jardim, praia, piscina, restaurante e pátios ao ar livre. Agora este modelo de guarda-sol duplo tem um desconto de 43% e você ganha apenas 75 €.

Pára-sol com painéis laterais

Você gosta da praia ou do campo? Se sim, este parasol é o complemento ideal para levar com você em dias de muito sol para a praia ou para o campo. Este guarda-sol 2 em 1 serve como um guarda-sol tradicional para ir à praia e também como uma tenda de refúgio graças aos seus painéis laterais. Se você é um daqueles que levam o guarda-sol para todos os lugares, essa será sem dúvida sua melhor opção.

5 dicas para manter seu guarda-sol

Nunca feche os guarda-sóis quando estiverem molhados

É muito importante que o seu guarda-sol esteja seco antes de fechá-lo ou guardá-lo. Como acontece em muitos produtos, se os guardas estiverem molhados e com umidade, eles criarão manchas e o produto se desgastará. Este conselho é muito importante se você quiser que o guarda-sol dure por muitos anos e pareça novo.

Feche o guarda-sol, desde que não seja usado

A melhor opção para o seu guarda-sol dura muitos anos é apenas abri-lo quando você está usando. Desta forma, você evitará que possa ser danificado por qualquer fenômeno atmosférico, ou que simplesmente fique sujo ou manchado.

Guarde-o na vertical

Nos meses de menos sol, costuma-se manter o guarda-chuva de forma que não possa ser danificado. A melhor coisa que você pode fazer é colocá-lo verticalmente, pois isso evita a possibilidade de que os insetos possam danificar seu guarda-sol. Então você também evita usá-lo como refúgio na temporada de inverno.

Verifique regularmente como funciona

Tente abrir e fechar o guarda-sol de vez em quando para verificar se ele ainda está funcionando corretamente. Quando você verificar o seu funcionamento correto, recomendamos que você aproveite para colocar o óleo na área de abertura no caso de ser e vai fechar de forma muito abrupta.

Evite colocá-lo em áreas perigosas

Este é talvez o conselho mais óbvio, mas que muitas vezes esquecemos. Não há melhor maneira de realizar a manutenção do que evitar a manutenção. Com isso queremos dizer que você deve estar ciente de onde você coloca seu guarda-sol. Coloque-o fora do perigo de qualquer vegetação, animal ou fenômeno atmosférico adverso.

Diferenças entre jardim e guarda-sóis do hotel

Dois dos lugares mais comuns para colocar o guarda-chuva são no jardim da casa ou no terraço de um lugar gastronômico. É por isso que queremos explicar quais são os principais de cada um.

Guarda-sóis de hospitalidade

Os clientes geralmente valorizam muito os lugares que têm um bom guarda-chuva do lado de fora. Ao escolher um ou outro, este é um fator decisivo. O guarda-sol permite que você aproveite o bom tempo ao ar livre e seja protegido do sol ao mesmo tempo. É por isso que, cada vez mais, os proprietários de restaurantes usam guarda-sóis para que, em seus negócios, os clientes se sintam confortáveis ​​e consumam mais produtos.

Os guarda-sóis do hotel, além de proporcionar uma sombra preciosa e refrescante aos clientes no verão, também são um complemento perfeito com grande valor decorativo. Portanto, além de comprar guarda-sóis, no caso do negócio hoteleiro é muito importante garantir que eles se complementam perfeitamente com o resto das instalações. No caso de fazer uma boa escolha, tenha a certeza que irá melhorar a estética do local nos dias mais ensolarados.

Os guarda-sóis utilizados na indústria hoteleira são geralmente feitos de materiais muito resistentes, como aço inoxidável ou alumínio.

Os modelos e tamanhos dos guarda-sóis de hospitalidade podem ser diferentes de acordo com as necessidades das instalações, há alguns que devem ser muito grandes e outros nem tanto. Há guarda-sóis individuais ou até mesmo guarda-sóis que podem cobrir várias mesas de uma só vez.

Os guarda-sóis de hospitalidade podem ser combinados com uma ampla variedade de cores e materiais. A escolha destes guarda-sóis permitirá que você deixe sua imaginação voar e decorar o espaço do bar ou restaurante para atender você.

Guarda-sóis de jardim

Os guarda-sóis do jardim podem ser portáteis ou fixos, dependendo do uso que você quer dar. Os tipos portáteis podem ser cêntricos ou excêntricos. As centrais não requerem grande espaço, pois possuem um braço central que pode ser facilmente dobrado. Pelo contrário, os excêntricos têm um braço lateral que permite inclinar o guarda-sol sem ter que mover tudo.

Os guarda-sóis geralmente tendem a ser menores do que os guarda-sóis de hospitalidade, uma vez que muitas pessoas usam para comprar individual ou para 2 pessoas. Mesmo assim, você deve saber que mais e mais estão comprando guarda-sóis maiores que cobrem uma grande área de seu jardim. Recomendamos que você escolha um que além de cobrir a área desejada, proteja cerca de 60 centímetros adicionais.

Ao contrário dos guarda-sóis de hospitalidade, os guarda-sóis de jardim podem combinar cores e estilos diferentes dentro da mesma área, desde que um jardim é mais heterogêneo do que o exterior de um espaço comercial, e permite decorá-lo de uma maneira mais original.

Quem inventou os guarda-sóis?

 O guarda-sol sempre foi um complemento que destacou deuses e reis. Como você pode ver, existem muitas pinturas da antiguidade onde homens e mulheres são mostrados acompanhados por um guarda-sol.

Não há dados sobre a data exata em que o guarda-sol foi inventado, no entanto, é dito que foi inventado cerca de 30 séculos atrás, devido à necessidade de que as pessoas tivessem que se proteger do sol intenso.

No começo, usar um guarda-sol era um sinal de distinção e privilégio. Era muito comum ver damas de classe alta usando guarda-sóis de seda na época do Renascimento.

Sabe-se que os primeiros guarda-sóis foram usados ​​para o continente asiático, especificamente na China. Também em tempos posteriores foram pintados nas paredes da Grécia antiga. Se olharmos para a Europa, veremos como os guarda-sóis chegaram através dos comerciantes vindos diretamente da Ásia.

Embora tenha sido criado na China, os anos de grande esplendor do guarda-chuva foram no Japão, durante a época dos imperadores e das gueixas. Foram precisamente as gueixas que se encarregaram de dar esse poder e distinção ao fato de terem um guarda-sol.

Assim, o guarda-sol tem sido um complemento que evoluiu e permaneceu pelo período de tempo. Sem dúvida, é considerado uma invenção muito útil, apesar de sua grande antiguidade.

7 dicas para se proteger do sol intenso no verão

 Finalmente, queremos dar-lhe alguns conselhos. O guarda-sol é um elemento essencial para protegê-lo do intenso sol de verão, mas mesmo assim não é suficiente, você deve tomar mais precauções. Se você deseja estar totalmente protegido nos dias mais quentes, recomendamos que siga estes conselhos da OMS (Organização Mundial de Saúde):

Evite ficar exposto ao sol durante as horas mais quentes, geralmente entre as 11 da manhã e as 4 da tarde. É muito importante que durante estas horas tenha muito cuidado, em nenhum caso deve expor-se ao sol sem protetor solar.

Você deve levar em conta o índice UV. Este índice é muito importante, pois nos diz se precisamos de proteção solar para poder realizar atividades no exterior. Você deve usar protetor solar, desde que o índice UV seja igual ou maior que 3 pontos.

Tome refúgio sempre que puder na sombra. Se você está em casa, a melhor opção é o uso que já lhe dissemos sobre guarda-sóis ou toldos. Caso você esteja na rua ou em um lugar que não tenha guarda-sóis, tente se proteger sempre que puder das sombras das árvores.

Use roupas que ajudem a protegê-lo do sol. A melhor opção é usar um chapéu ou chapéu para proteger seu rosto, mesmo com um chapéu que você pode proteger da parte de trás do pescoço. Também é muito importante usar óculos de sol com 99% a 100% de proteção contra os raios UV. Desta forma, você reduzirá consideravelmente os danos nos olhos. Finalmente, embora seja muito quente, você deve tentar usar roupas que cobrem a maior parte do seu corpo, você pode optar por roupas muito leves e respiráveis.

Use cremes com protetor solar. Você deve usar cremes de alto protetor solar se quiser se proteger completamente do sol. Recomenda-se sempre usar cremes com proteção igual ou superior a 30 e aproximadamente a cada duas horas a serem substituídos para garantir a melhor aplicação. Você deve se informar muito bem antes de escolher um filtro solar.

No caso de você querer bronzear sua pele, você deve evitar camas e lâmpadas de bronzeamento. O uso desses dispositivos aumenta o risco de câncer de pele e também pode danificar seus olhos se a proteção adequada não for usada.

Você deve ter um cuidado especial com a exposição solar das crianças. Os menores são um grupo muito vulnerável aos raios do sol. Devem estar sempre em locais onde haja sombra e proteção solar de alto nível.

Conclusão

Cada vez que o sol quebra mais fortemente no planeta Terra e nosso corpo sofre. Recomendamos que você use guarda-sol especialmente no verão, seja em casa, na praia ou em qualquer espaço ao ar livre.

Não hesite em cuidar da sua saúde. Use seu tempo para escolher um bom guarda-sol com proteção UV, sua saúde, sua pele e seus olhos vão agradecer.

Posted in Noticias By

Aosom.pt